+5 possíveis formações: A busca pela dupla de zaga no Grêmio

Preparativos do Grêmio: Jogadores recuperados e melhorias na Arena
Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA.
Preparativos do Grêmio: Jogadores recuperados e melhorias na Arena
Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA.

compartilhe:

Atualizado em: 21 de novembro de 2024 - 20:09

Grêmio enfrenta desafios para definir a dupla de zaga contra o Bragantino. Com várias combinações testadas, Renato Portaluppi busca a melhor formação para o jogo de domingo.

Preparação e desafios

O técnico Renato Portaluppi enfrenta um grande desafio para definir a dupla de zaga. A expectativa é que uma formação inédita no tricolor gaúcho esteja em campo no Estádio Nabi Abi Chedid, às 16h de domingo.

+5 possíveis formações

Até o momento, em 52 jogos disputados, Renato utilizou 15 combinações diferentes na defesa, sendo 11 duplas e quatro trios.

Foto: Angelo Pieretti/Grêmio FBPA

Entre os zagueiros, apenas Rodrigo Caio ainda não começou uma partida como titular, mas ele estará em campo nesta quarta-feira pela Copa FGF, contra o Juventude.

Duplas mais utilizadas

PosiçãoDupla de ZagaNúmero de Jogos
Rodrigo Ely e Kannemann12
Geromel e Kannemann10
Natã e Gustavo Martins5
Geromel e Rodrigo Ely4
Geromel e Gustavo Martins4
Gustavo Martins e Kannemann3
Rodrigo Ely e Bruno Uvini*2
Rodrigo Ely e Gustavo Martins2
Rodrigo Ely e Jemerson2
Rodrigo Ely e Natã2
Rodrigo Ely e Geromel1
Bruno Uvini* e Gustavo Martins1

*Bruno Uvini já deixou o clube.

Trios Mais Utilizados

  • Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann: 2 jogos
  • Bruno Uvini, Gustavo Martins e Natã; Gustavo Martins, Jemerson e Kannemann*: 1 jogo

*Bruno Uvini já deixou o clube.

Situação atual dos zagueiros

Atualmente, Renato tem três opções disponíveis para a zaga: Geromel, Natã e Rodrigo Caio. Se dois desses jogadores forem escolhidos, uma dupla inédita estará em campo.

Foto: Morgana Schuh, Grêmio FBPA

Apesar de não ter as mesmas oportunidades de outras temporadas, Geromel continua sendo uma peça importante para a comissão técnica.

“Conversei bastante com ele e falei que era importante ele renovar por tudo que representava para o clube, para a torcida, para o grupo. Que seria importante ele fazer, pelo menos até dezembro, mais um contrato, e nós trocamos ideias. Ele aceitou, ele ficou e tem nos ajudado bastante, mesmo quando ele não joga” — destacou Renato em recente entrevista para GZH.

Recuperação de Lesões

Jemerson e Rodrigo Ely estão em recuperação de lesões musculares e podem ampliar as opções defensivas.

Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio

Ambos estão em processo de transição física desde a retomada dos treinos após a data Fifa. No entanto, como sofreram lesões na véspera do jogo contra o Atlético-MG, não é certo que estarão disponíveis para o próximo jogo.

“Os dois (Rodrigo Ely e Jemerson) tiveram lesão (muscular) grau 1. Vamos aguardar a volta para ver como irão se comportar. Fizeram exames” — disse Renato após o jogo contra o Atlético-MG.

A comissão técnica usará os treinos restantes da semana para avaliar se algum deles terá condições de ser escalado em Bragança Paulista.

Prováveis escalações

Bragantino: Cleiton; Hurtado, Pedro Henrique, Eduardo e Guilherme; Jadsom, Raul e Evangelista; Mosquera, Vitinho e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.

Grêmio: Marchesín; João Pedro, Geromel (Jemerson), Rodrigo Ely (Natã) e Reinaldo; Villasanti e Dodi; Monsalve, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite. Técnico: Alexandre Mendes.

Compartilhe: