links úteis
Zé Guilherme é convocado para a delegação em Curitiba
Nesta quinta-feira (8), a delegação do Grêmio em Curitiba receberá um reforço. O promissor lateral-esquerdo Zé Guilherme, de apenas 19 anos, foi convocado para se juntar ao grupo que, após a eliminação na Copa do Brasil, está focado no próximo desafio pelo Campeonato Brasileiro. O Grêmio enfrentará o Cuiabá no sábado (10), na Arena Pantanal.
Lateral já acumulou experiência com o time principal
Zé Guilherme, que estava escalado para enfrentar o Fortaleza na tarde de quarta-feira (7), em Eldorado do Sul, pelo Brasileirão Sub-20, foi retirado da partida a pedido da comissão técnica do time principal. A convocação repentina ocorreu devido à necessidade de substituir Mayk, que sofreu um desconforto muscular após a vitória sobre o Athletico-PR no último domingo (4).
Apesar de sua juventude, Zé Guilherme já teve a oportunidade de demonstrar seu talento em seis ocasiões com a equipe principal neste ano. Ele participou dos jogos contra o Ypiranga no Gauchão, o The Strongest pela Libertadores e enfrentou Vasco, Cuiabá, Bahia e Bragantino no Brasileirão. Sua inclusão na delegação de Curitiba não é uma surpresa, mas a decisão final sobre sua escalação no fim de semana dependerá da estratégia do técnico Renato Portaluppi.
Preparação para a Libertadores pode influenciar escalação
Com o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores marcado para a próxima terça-feira (13), o técnico Renato Portaluppi pode optar por poupar alguns titulares. Mesmo que uma possível derrota na Arena Pantanal possa colocar o Tricolor de Porto Alegre novamente na zona de rebaixamento, a prioridade pode ser a competição continental.
Após a dolorosa eliminação nos pênaltis para o Corinthians, o Grêmio permanece em Curitiba, com treinos programados para esta quinta-feira à tarde e na sexta-feira pela manhã, no CT do Paraná Clube. A viagem ao Mato Grosso está prevista para o início da tarde de sexta-feira.
Estratégia de divisão da delegação
Eliminado da Copa do Brasil, o Grêmio volta o foco ao Campeonato Brasileiro, mas com a Libertadores no horizonte. O time tem compromisso fora de casa no sábado, contra o Cuiabá, e três dias depois recebe o Fluminense, em Curitiba, pela ida das oitavas de final do torneio continental. Por isso, a delegação gremista será dividida.
Parte do elenco tricolor seguirá na capital paranaense em preparação para o duelo da próxima terça-feira, a fim de evitar o desgaste de mais uma viagem. Outro grupo viajará para o Mato Grosso para o duelo de sábado na Arena Pantanal.
Desta forma, Renato Portaluppi irá preservar alguns titulares. No jogo contra o Athletico, no último domingo, levou toda escalação reserva à Ligga Arena visando o confronto com o Corinthians na Copa do Brasil.
Nesta quinta-feira, um ônibus com profissionais do clube saiu de Porto Alegre rumo a Curitiba. Fisioterapeuta, médico, massagista, roupeiro e auxiliar da preparação de goleiros compõem a delegação.
O lateral-esquerdo José Guilherme, do time sub-20, também se juntará ao grupo principal. O jovem foi chamado de última hora para ocupar a vaga de Mayk, que sentiu desconforto muscular.
O elenco gremista treina na tarde desta quinta-feira no CT do Paraná Clube. A atividade se repete na manhã de sexta, e a delegação que irá para o Mato Grosso viaja em seguida.
O grupo de Curitiba seguirá rotina de trabalhos, enquanto o time escolhido para encarar o Cuiabá joga às 19h de sábado, na Arena Pantanal, pela 22ª rodada do Brasileirão.