Renato Portaluppi prioriza o Brasileirão e adia conversas sobre renovação com o Grêmio. Em entrevista exclusiva, o técnico reafirma seu foco no campeonato e recusa propostas de outros clubes.
Sumário
Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal Zero Hora (aos jornalistas Eduardo Gabardo e Marco Souza), onde deixou claro que seu foco principal é o Campeonato Brasileiro. Com contrato até o final de 2024, Renato afirmou que só discutirá sua renovação após o término da competição.
Renato Portaluppi e foco total no Brasileirão
Durante a entrevista, Renato enfatizou que sua postura de priorizar o Brasileirão permanece inalterada. Ele destacou que, como em anos anteriores, só pensará em seu futuro após o fim do campeonato.
“Falo isso todos os anos para vocês. Costumo pensar só final, porque todos os anos a gente está totalmente focado no Brasileirão. Esse ano não é diferente, não parei para pensar nisso,” disse Renato.
Os números do Grêmio no 2º turno do Brasileirão
No momento, o foco do Grêmio no Brasileirão, o coloca como a segunda melhor campanha do returno, atrás apenas do Fortaleza, que atingiu a primeira posição nesta rodada. O Grêmio obteve 12 dos 15 pontos possíveis, o que configura aproveitamento de 80%.
Confira outros números, levantados pelo Sofascore:
- 5 jogos;
- 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota;
- 80% de aproveitamento;
- 7 gols marcados (média de 1.4 gol por jogo);
- 3 gols sofridos (média de 0,60 gol por jogo);
- 3 jogos sem sofrer gols;
- Média de 42% de posse de bola
Relação com a direção do Grêmio
Renato também falou sobre sua relação com a direção do clube, destacando a amizade com o presidente Guerra e outros membros da diretoria. Ele afirmou que seu objetivo atual é garantir uma vaga na Libertadores de 2025.
“Tenho uma amizade muito grande com o Guerra, que é um grande presidente, diga-se de passagem. Tenho uma grande amizade com o Antonio Brum, que é o vice-presidente, o executivo, Luis Vagner. A gente troca bastante ideias, mas nunca trocamos ideias sobre esse assunto, até porque eu nem gostaria, meu foco é totalmente no meu grupo, no Brasileirão, para ver onde realmente o Grêmio pode chegar esse ano. É difícil em termos de vaga à Libertadores, mas nós temos uma possibilidade. Nós temos uma chance, então a gente tem que ficar brigando por essa chance,” afirmou.
Propostas de outros clubes
O técnico revelou que já recusou propostas de outros clubes brasileiros, reafirmando seu compromisso com o Grêmio até o final do ano.
“Tive propostas recentemente de dois grandes clubes do futebol brasileiro, mas é o que eu sempre falo, não estou preocupado com isso, minha única preocupação sempre foi com o Grêmio, e vai ser assim até o final do ano, pensar no Campeonato Brasileiro, pensar naquilo que eu possa acrescentar para que a gente possa ainda, como eu já falei, beliscar, ou pelo menos tentar beliscar uma vaga na Libertadores,” projetou Renato.
Planejamento para 2025
Renato Portaluppi também mencionou que muitos clubes já estão se preparando para a próxima temporada, mas ele mantém seu foco exclusivamente no Grêmio.
“Tem muita gente tentando se organizar para o ano que vem. Mas é o que eu falei, não converso com ninguém. Claro que fico feliz, mas o objetivo é só o Grêmio,” concluiu.