Revezamento na casamata: A nova estratégia do Grêmio

Grêmio com mudanças contra o Criciúma
Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA
Grêmio com mudanças contra o Criciúma
Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA

compartilhe:

Atualizado em: 21 de novembro de 2024 - 20:08

Grêmio adota revezamento de auxiliares para apoiar Renato Portaluppi e enfrenta desafios com lesões no elenco. Mudanças visam melhorar desempenho e evitar rebaixamento no Brasileirão.

Revezamento na casamata: A nova estratégia do Grêmio

Por sugestão da direção e com o objetivo de oferecer mais suporte a Renato Portaluppi, o Grêmio alterou a rotina da casamata durante os jogos. Desde o final de julho, foi implementado um sistema de revezamento entre os auxiliares do treinador.

Revezamento na casamata: A nova estratégia do Grêmio
Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA.

Anteriormente, a função de auxiliar o comandante nas partidas era exclusiva de Alexandre Mendes. Agora, há um rodízio que inclui também os assistentes James Freitas e Marcelo Salles.

Apoio da comissão técnica

A ideia surgiu a partir de uma avaliação feita pela direção em junho, que concluiu que Renato precisava de mais apoio da comissão técnica. Com base nessa premissa, o clube recontratou James Freitas, que estava no Coritiba e já havia trabalhado no Grêmio em duas ocasiões, entre 2012 e 2015 e em 2022. A sugestão foi aceita pelo treinador sem qualquer tipo de conflito.

Revezamento na casamata: Contratação de James Freitas

Revezamento na casamata: A nova estratégia do Grêmio
Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

Sem desmerecer a qualidade dos auxiliares Alexandre Mendes, Marcelo Salles e Vitor Hugo Signorelli, que fazem parte da equipe de Renato, a direção do clube entende que o conhecimento tático de James é diferenciado no futebol brasileiro e foi importante para a melhora de desempenho observada a partir do final de julho.

Modelo de trabalho inspirado em outros clubes

Conforme apurado por ZH, a partir daí, o clube procurou adotar um modelo de trabalho em que os auxiliares tenham mais protagonismo nas decisões do dia a dia, como ocorre, por exemplo, nas comissões técnicas de Tite, no Flamengo, e de Abel Ferreira, no Palmeiras. Nesse contexto, em agosto, passou a ser adotado o rodízio entre os auxiliares.

Impacto das lesões no elenco

O Grêmio está com oito jogadores do elenco principal entregues ao Departamento Médico, o que tem causado problemas para o técnico Renato Portaluppi nesta temporada, com diversos jogadores se ausentando das atividades do clube devido a suas condições físicas.

Os casos mais recentes são dos defensores Jemerson e Rodrigo Ely, que tiveram uma lesão muscular de grau 1 confirmada no treino da última sexta-feira. Apesar de estarem fora, ambos podem retornar contra o Red Bull Bragantino, uma vez que esse tipo de lesão leva até 10 dias para recuperação total.

Declarações de Renato Portaluppi

Pavón é outro jogador lesionado que pode estar retornando em breve após se recuperar de uma lesão muscular de grau 1. André Henrique ainda não tem um prazo certo para seu retorno, mas a previsão inicial era para a primeira quinzena de setembro.

Diego Costa segue se recuperando de um desconforto no púbis e, após o jogo contra o Atlético-MG, Renato revelou que seria arriscado colocar o jogador em campo neste momento.

Renato Portaluppi atualiza situação de Diego Costa:
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

“O Diego Costa ainda não se sente confiante. Ele tem treinado, mas ainda sente dores no local e é arriscado colocá-lo para jogar. Temos que tomar bastante cuidado para que ele não volte e sinta de novo a lesão. No momento que voltar, tem que estar bem. Talvez nessa parada agora ele consiga se recuperar 100%”, disse Renato.

Críticas e polêmicas

A atitude de Renato no jogo recente do Grêmio irritou um jornalista, principalmente por conta de um jogador prejudicado pelo treinador ao longo da partida. Pedro Ernesto Denardin destacou que uma substituição de Renato o irritou na derrota para o Atlético-MG.

Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA

De acordo com o narrador, Renato vem prejudicando Nathan Fernandes nas últimas partidas, destacando que o atacante gremista deve estar “arrasado psicologicamente” com o que o treinador gremista vem fazendo com ele nas últimas partidas.

“Renato colocou Nathan Fernandes em campo e o retirou 15 minutos depois. Este jogador deve estar arrasado psicologicamente. O guri vem sendo muito prejudicado pelo treinador, e desta vez chegou ao auge. Perde-se um jogo, mas não se faz isto. Nathan Fernandes vem jogando muito mal, mas não produz menos do que Nathan Pescador. Ou de Galdino e JP Galvão, quando estavam no Tricolor. Estes veteranos não eram sacados do time e costumavam ser defendidos pelo comandante”, escreveu Pedro Ernesto em GZH.

Análise da temporada do Grêmio

Sem chances de mais nenhum título no ano, eliminado da Copa do Brasil, eliminado da Libertadores e brigando contra a zona de rebaixamento do Brasileirão. Pedro Ernesto disparou sobre a temporada do Grêmio.

Foto: Grupo RBS

“Renato está tendo um final de ano melancólico. Depois de ganhar o Gauchão, empilhou erros. Conseguiu ser eliminado da Copa do Brasil pelo time reserva do Corinthians. Perdeu para o Fluminense na Libertadores. No Brasileirão, vê sua equipe ficar perto da zona de rebaixamento. Pouca coisa pode ser pior”, finalizou.

Compartilhe: