Grêmio enfrenta desafios na reta final do Brasileirão enquanto planeja a revitalização do Estádio Olímpico. Confira as estratégias e novidades do clube.
Sumário
Desafios e planejamento do Grêmio
Após a folga na última segunda-feira (2), o Grêmio terá mais 48 horas de descanso até a reapresentação na próxima quinta-feira (5). Enquanto os jogadores recuperam o fôlego após uma sequência intensa de jogos, exacerbada pela enchente, Renato Portaluppi e a direção trabalham arduamente para encontrar soluções nesta reta final do Brasileirão. Com 15 jogos restantes, o objetivo é garantir a permanência na Série A em 2025 e, possivelmente, conquistar uma vaga nas competições continentais.
Rumores sobre Renato Portaluppi
Na manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, o jornalista Jorge Nicola revelou em seu canal no YouTube que Renato Portaluppi foi oferecido ao Cruzeiro. A negociação começou há 30 dias, após uma oferta do empresário do técnico. Confirmado pelo jornalista Pedro Ernesto, Renato Gaúcho permanecerá no comando da equipe durante o restante do Campeonato Brasileiro, após um acordo nos bastidores.
Desafios no setor defensivo
As dificuldades para formar o setor defensivo continuam a ser um problema para o Grêmio. Embora Rodrigo Ely e Jemerson tenham se destacado, ambos estão lesionados. Questões como a continuidade de Monsalve e Cristaldo ainda precisam ser resolvidas nos próximos dias no CT Luiz Carvalho.
Planejamento para 2025
De acordo com o jornalista Diogo Rossi, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, acredita que não há motivos para uma mudança de técnico, já pensando na próxima temporada. Guerra pretende renovar o contrato de Renato Gaúcho até 2025, com a busca pelo oitavo título gaúcho sendo um dos principais fatores que impulsionam essa decisão.
Consolidação do esquema tático
O mês de agosto foi marcado por testes no Grêmio. Renato experimentou várias opções táticas para encontrar a melhor formação. A integração de reforços como Braithwaite e Monsalve ajudou a moldar a equipe vista contra o Atlético-MG. No entanto, Pavon, que vinha sendo bem avaliado pela comissão técnica, não foi uma opção devido a uma lesão.
Proteção das laterais
A derrota para o Atlético-MG destacou a fragilidade das laterais. João Pedro foi responsável por dois pênaltis que resultaram em gols para o time mineiro. Na esquerda, Reinaldo também tem um histórico de falhas. A falta de reservas à altura é uma preocupação constante.
Escolha da zaga para o próximo Jogo
Renato deve continuar com o esquema de dois defensores, dependendo da recuperação de Ely e Jemerson. Kannemann está suspenso para a partida contra o Bragantino, e Gustavo Martins também será desfalque. Isso deixa Geromel e Natã como as únicas opções disponíveis.
Próximo Compromisso
O Grêmio se prepara para enfrentar o Bragantino no domingo, 15 de setembro, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.