Depois de um jogo tenso frente ao Botafogo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que terminou empatado em 0 x 0, o Tricolor voltou suas atenções nos jogos de seus adversários diretos na parte de baixo da tabela do Brasileirão. Isso porque, dependendo de alguns resultados a diferença que era de três pontos para a primeira equipe rebaixada, poderia cair apara apenas um ponto, se as coisas dessem errado para Grêmio no domingo.
Tropeço dos rivais
No entanto, o empate do Tricolor frente ao líder do campeonato ganham ainda mais valor tendo em vista que todos os adversários diretos do Grêmio tropeçaram no domingo. Vejamos: Corinthians perdeu o clássico para o São Paulo por 3 x 1 e permaneceu no Z4. Bem como o Fluminense, que foi derrotado para o lanterna Atlético-GO, por 1 x 0.
Outros que patinaram foram, Vitória e Athlético. Os baianos perderam para o Inter por 3 x 1, enquanto os paranaenses foram derrotados para o Flamengo por 1 x 0.
Grêmio abre quatro pontos do Z4
Com isso, o Tricolor saiu bem melhor do que chegou na rodada 28. Agora o Imortal abriu quatro pontos da primeira equipe rebaixada, o Corinthians. O Tricolor chegou a 32 pontos, contra 28 dos paulistas. Além disso, o Grêmio está a um ponto de ingressar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. O time treinado pelo técnico Renato Portaluppi está uma posição abaixo do Juventude. A equipe da serra gaúcha ocupa no momento a última vaga de classificação para a compeição continental.
Como ficou a classificação
Diante disso, a parte de baixo da tabela de classificação segue sendo o principal foco de preocupação do Tricolor. Confira abaixo como está a classificação na briga na parte de baixo do Brasileião.