Despedida de Geromel no Grêmio: Um símbolo de conquistas no clube

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

compartilhe:

Atualizado em: 22 de dezembro de 2024 - 06:17

Geromel tem uma história recheado de títulos em 10 anos atuando no tricolor gaúcho

A partida entre Grêmio e Corinthians no próximo domingo, às 16h, vai marcar a despedida de um símbolo da volta por cima do tricolor gaúcho. Contratado no início de 2014, o zagueiro Geromel chegou ao clube como um ilustre desconhecido. Embora o jogador tenha tido boas passagens por times de segundo escalão na Europa, como Vitória de Guimarães-POR, Colônia-ALE e Mallorca-ESP, foi no time gremistas que o atleta ficou conhecido no Brasil.  Foi no lado azul em Porto Alegre que o defensor ganhou notoriedade.

Geromel
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Geromel atuou por 10 anos na Europa antes de chegar ao tricolor gaúcho

Oriundo das categorias de base do Palmeiras, Geromel foi muito cedo para o velho continente. Com uma história peculiar no mundo do futebol, o zagueiro ganhou destaque em nível nacional no Grêmio. Galgando seu espaço com paciência entre os titulares no tricolor gaúcho, o atleta trabalhou duro até ser uma unanimidade no clube. De acordo com o jogador, a chance de atuar na equipe gremista foi através de muito esforço nos treinamentos.

“Para mim, foi difícil essa aceitação, já tinha 10 anos de Europa, já tinha jogado nas melhores ligas do mundo e fiquei pensando: “Tem que começar tudo de novo”, tinha um longo caminho pela frente, mas com perseverança, com trabalho, fazendo sempre a coisa certa, sem nunca passar a perna em ninguém, sem nunca desmerecer ninguém, eu sabia que ia ter uma oportunidade”, revelou.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

De desconhecido a ídolo no tricolor gaúcho

Contratado no final de 2013, Geromel foi estrear pelo tricolor gaúcho apenas em fevereiro do ano seguinte contra o Novo Hamburgo, em jogo pelo gauchão. Para o torcedor gremista, o zagueiro era uma incógnita. Desfalcado dos zagueiros titulares na época, o defensor recebeu sua primeira oportunidade entre os titulares pelo técnico Ederson Moreira.

“Acho que é normal a desconfiança. Chega um jogador que ninguém nunca ouviu falar, que ninguém nunca viu jogar. Essa desconfiança é completamente normal, e eu tive humildade para trabalhar, força de vontade, dedicação, para mostrar o meu valor e isso daí nada melhor do que o tempo para provar”, afirmou.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A satisfação de jogar ao lado de Zé Roberto

Com uma carreira consolidada na Seleção Brasileira e em grandes clubes da Europa, o meio campista Zé Roberto era um dos nomes mais badalados do elenco gremista na época. Quando chegou ao tricolor gaúcho, Geromel ficou encantado por atuar ao lado de uma referência. Segundo o zagueiro, o meia era um exemplo nos treinos do clube.

“Eu ficava olhando e falava: “Nossa, o Zé Roberto, que é o Zé Roberto, é uma referência no futebol mundial, não estava sendo convocado”. Ele continuava chegando cedo, indo embora mais tarde que todo mundo. Eu falava: “Se o Zé está treinando esse tanto, eu tenho que me condicionar a treinar também para ter uma oportunidade”, disse.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Geromel é inspiração aos jovens da base

Com a partida no domingo contra o Corinthians, Geromel irá completar 409 jogos com a camisa do Grêmio. Diante de uma trajetória vencedora no tricolor gaúcho, o defensor se tornou uma inspiração para os jovens nas categorias de base do clube. De acordo com o zagueiro, o árduo trabalho e a paciência para buscar seu espaço é fundamental para obter sucesso no futebol.

“Vejo que muitos jogadores, muitas pessoas na vida também, que ficam reclamando da falta de oportunidade, em vez de trabalhar, se preparar, adquirir conhecimento, adquirir outras formas para, quando chegar a oportunidade, estar pronto. As pessoas ficam reclamando”, enfatizou.

Compartilhe: