Embasados em números e no desempenho da equipe em campo, o trabalho de Renato à frente do tricolor gaúcho foi decepcionante
Antes de mais nada, Renato Portaluppi é de extrema importância na história do Grêmio. Isso nunca esteve em discussão. No entanto, era necessário uma mudança de perspectiva, tanto para ele quanto para o tricolor gaúcho. Nenhum torcedor que se diz gremista fica feliz em ver o maior ídolo do clube sendo vaiado. Porém, é preciso reconhecer que o time não estava entregando um futebol minimamente competitivo dentro de campo. As escolhas na escalação da equipe foram demasiadamente equivocadas, sobretudo na insistência dos mesmos erros. A derrota contra o Corinthians deixou os problemas escancarados.
A relação do ícone gremista com a torcida estava se desgastando um jogo após o outro. Não é por menos a contestação de seu trabalho à frente da casamata do tricolor gaúcho. Portanto, as críticas sobre o desempenho da equipe são bastante pertinentes. Embasados em números nas temporadas de 2022, 2023 e 2024, é explicado a razão pela qual a decisão era inevitável de troca de treinador para o time gremista para o ano que vem.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Números de Renato na sua última passagem pelo Grêmio
Em sua quarta passagem como treinador do Grêmio, Renato Portaluppi chegou ao Grêmio em meio a uma de suas piores crises na história do clube. Durante o comando na casamata gremista, Renato esteve à frente em 137 partidas, com 70 vitórias, 27 empates e 40 derrotas. Ou seja, o aproveitamento do treinador ficou em torno de 57% nos três anos.
Embora a volta para a primeira divisão já estivesse encaminhada, o ex-treinador do tricolor gaúcho voltou faltando apenas 10 rodadas para o término da segunda divisão em 2022. Nesse período, time gremista obteve cinco vitórias, três empates e duas derrotas.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Já em 2023, com o Grêmio na elite do futebol brasileiro, Renato comandou o clube em 63 partidas, com 37 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. Isso significa que os números da temporada passada não foram ruins. Com a conquista do Campeonato Gaúcho, ida à semifinal da Copa do Brasil e o vice-campeonato brasileiro, o trabalho de Renato foi razoável. Mesmo que a defesa tivesse tomado 56 gols em 38 rodadas, a equipe gremista terminou a temporada classificada para a fase de grupos da libertadores.
Foi em 2024 que a maionese desandou de vez. Mesmo salientando que a enchentes prejudicaram de maneira demasiada a logística do Grêmio, nada pode justificar uma campanha fraca no Campeonato Brasileiro. Com 64 partidas disputadas, o tricolor gaúcho conquistou 28 vitórias, 13 empates e 23 derrotas. Uma queda de rendimento do time chama atenção.
Superado pelo Corinthians, o time gremista acabou eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil de forma melancólica. Na Copa Libertadores da América, o cenário não foi diferente com o Grêmio sendo eliminado nas oitavas de final para o Fluminense. No Campeonato Brasileiro, o time comandado por Renato brigou até as últimas rodadas para não ser rebaixado. Com um futebol pífio e escolhas na escalação esdrúxulas, o principal ídolo gremista fracassou de maneira visceral nessa quarta passagem pelo clube.