Como o esquema tático de Pedro Caixinha pode ser utilizado no Grêmio

compartilhe:

Atualizado em: 21 de dezembro de 2024 - 16:45

O treinador poderia propor um padrão de jogo mais equilibrado entre ataque e defesa

Com a iminente chegada do técnico Pedro Caixinha para ser o comandando da casamata do Grêmio muito se debate sobre qual, afinal de contas, é o estilo tático preferido do treinador. Diante da vasta experiência no futebol do português, que rodou o mundo treinando clubes de diversos países, o novo comandante gremista passou por Portugal, México, futebol árabe Argentina e Brasil.. Entre os principais trabalhos do técnico estão  União de Leiria-POR, Nacional-POR, Santos Laguna-MEX,  Pachuca-MEX, Rangers-ESC, Talleres-ARG e Bragantino.

Ainda que sejam times emergentes no universo da bola, o técnico Pedro Caixinha realizou trabalhos interessantes nesse clubes. Pelo futebol mexicano o treinador se sagrou campeão nacional  por duas vezes com um clube médio da cidade de Torreón  em 2012 e 2015. No comando do Santos Laguna-MEX, o treinador também foi duas vezes vice-campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF em 2012 e 2013.

Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Escolhas táticas de Pedro Caixinha no futebol brasileiro

Contratado em 2022 pelo Bragantino, o técnico Pedro Caixinha ficou à frente do clube até setembro de 2024 em 124 partidas obtendo 50 vitórias, 36 empates e 38 derrotas. Embora não sejam números extraordinários, também não são ruins. Embora a equipe seja gerida por uma multinacional, é necessário levar em consideração o poder de investimento em uma equipe pequena.

Durante sua passagem pelo time do interior paulista, o treinador português usou preferencialmente o esquema que priorizava o povoamento do meio campo com o 4-5-1. No entanto, em determinadas ocasiões o técnico implementou o 3-5-2, justificando uma saída tocando a bola.

“A decisão de atuar com três zagueiros teve mais a ver com a capacidade de construção desde trás. São três zagueiros que têm muita qualidade na saída de trás. Hoje não aconteceu isso. Não conseguimos encontrar essa saída desde trás. Depois, queríamos ter também a possibilidade de toda a amplitude do campo, com os três meias. Era uma decisão, em termos de posicionamento, que entendíamos que estávamos confiantes em que podíamos ter resultado. Não resultou, tenho que assumir”, disse o treinador.

Foto: Luis Eduardo Muniz / Grêmio FBPA

Grêmio busca um sistema defensivo mais robusto

Mesmo que a característica do técnico Pedro Caixinha seja de um futebol mais propositivo, a preocupação com um sistema defensivo mais equilibrado também á algo importante. Durante sua passagem pelo Bragantino, o treinador português viu a equipe paulista sofre 35 gols no brasileirão de 2023 e 40 gols no brasileirão de 2024.

Nada fora do comum, de fato. No entanto, em comparação com o Grêmio os números chamam atenção. No mesmo período, o tricolor gaúcho tomou 56 gols em 2023 e 50 gols em 2024. Ou seja, é uma diferença significativa. Portanto, a chegada de Pedro Caixinha ao time gremista pode render frutos interessantes para a próxima temporada.

Compartilhe: