A Federação Gaúcha de Futebol expressou sua desaprovação em relação à atitude do Grêmio de não permanecer em campo no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, para receber as medalhas de vice-campeão da Recopa Gaúcha. Na partida desta quarta-feira, o tricolor sofreu uma derrota por 2 a 0, concedendo a vitória merecida ao São Luiz. Sem a presença de Renato Portaluppi, que optou por permanecer em Porto Alegre treinando os titulares, o Grêmio foi comandado pelo auxiliar Alexandre Mendes.
O presidente da FGF, Luciano Hocsman, demonstrou claramente sua insatisfação com a situação, sugerindo que a atitude do Grêmio foi desrespeitosa ao não permanecer no campo para receber a premiação.
“Eu fico constrangido e entristecido. Eu acho que é uma falta de respeito com o torcedor gremista que veio aqui. Não digo nem com o clube São Luiz, que no ano passado levou 4 na Arena e fez humildemente uma fila para receber a medalha de vice. Acho que o Grêmio poderia ter tido outra postura. Seria digno vir receber essas medalhes. Estou triste, mas é uma decisão que o clube tomou e cabe a direção explicar as razões desse ato de falta de fair play e de educação”, declarou Hocsman.
Luciano Hocsman, Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, criticando a postura do Grêmio de não receber as medalhas do vice-campeonato no gramado de 19 de outubro. @BandeirantesPOA pic.twitter.com/t0YMTkxYfQ
— Leonardo Sonda (@leonardosonda_) February 29, 2024
Segundo informações do repórter Leonardo Sonda, da Rádio Bandeirantes, o Grêmio tomou a decisão de não permanecer em campo visando evitar possíveis conflitos, especialmente devido ao clima tenso durante o desenrolar da partida.
Em entrevista após o jogo, o goleiro Caíque, que substituiu Marchesín e teve sua oportunidade em Ijuí, expressou profundo pesar pela derrota e pela perda do título:
“As defesas não importam nada sem o título. A gente sabia da dificuldade que teríamos contra o São Luiz. Mas é como o Renato fala: pequenos detalhes tiram títulos. Agora é pensar no Gauchão e buscar esse título. O ano é longo com Libertadores e Brasileirão. Para mim, seria muito bom ganhar título com a camisa do Grêmio. Mas agora é pensar no sábado”, disse.
Foto: FGF / Divulgação