Limpeza da cobertura da Arena tem início marcado para esta sexta-feira e contará com robôs

Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA

compartilhe:

Atualizado em: 20 de setembro de 2024 - 11:47

Um dos assuntos muito comentados nos últimos meses, por parte da torcida, referia-se a situação da cobertura da Arena, que já estava com um aspecto bastante sujo. A tão aguardada limpeza iniciária nesta sexta-feira, dia 08. Inaugurando um novo estágio na manutenção da Arena, a administração anuncia o começo da limpeza da cobertura por meio de robôs, uma solução resultante de uma parceria estratégica centrada em segurança e sustentabilidade.

A administração da Arena sempre considerou a limpeza da cobertura como uma das principais prioridades, reconhecendo ao mesmo tempo a complexidade e os perigos associados a essa tarefa crucial. Durante três anos, a busca por uma abordagem que reduzisse a exposição humana direta devido aos altos riscos foi constante, ressaltando a sensibilidade e a importância desse processo.

Segundo Mauro Araújo, presidente da Arena, esse período de pesquisa e planejamento meticuloso resultou em uma colaboração produtiva com a Climber Robotics, uma empresa que, embora não tenha inicialmente uma solução pronta, comprometeu-se a trabalhar em estreita colaboração com a equipe da Arena para desenvolver uma abordagem viável. Essa cooperação levou à inovação de usar robôs controlados para a limpeza, uma estratégia que reduz consideravelmente o número de trabalhadores expostos a altos riscos e otimiza o processo.

A primeira fase deste projeto piloto será acompanhada de perto a partir desta sexta-feira, 08/03, com a administração da Arena atenta aos resultados. Espera-se que esta iniciativa não apenas demonstre eficácia, mas também estabeleça novos padrões para a frequência e a qualidade da limpeza da cobertura, reduzindo o tempo e o consumo de recursos hídricos. Enquanto uma limpeza da cobertura nos métodos tradicionais poderia levar até 4 meses, com este sistema espera-se que ocorra em 40 dias.

Esse método não é apenas uma solução mais segura, mas também uma abordagem sustentável, em consonância com os valores da Arena em promover práticas que respeitem o meio ambiente e garantam a segurança de todos. A administração da Arena acredita firmemente que esse avanço na manutenção do estádio não apenas melhora sua estética e funcionalidade, mas também reforça seu compromisso com a inovação responsável.

O projeto é parte da busca contínua da Arena por soluções que combinem tecnologia, segurança e sustentabilidade. “Entendemos que a percepção do tempo pelos torcedores pode ser diferente da nossa, mas quero garantir que em nenhum momento negligenciamos este importante assunto. Estávamos empenhados em encontrar a melhor maneira de abordá-lo, sempre com foco na segurança e na sustentabilidade”, afirma Mauro Araújo.

Compartilhe: