Reabertura da Arena do Grêmio: Desafios e Preparativos
Operação Limitada Após Enchente
A Arena do Grêmio retomará suas atividades no dia 1º de setembro, com o confronto entre Grêmio e Atlético-MG, marcando o retorno dos jogos após as enchentes que afetaram severamente suas instalações. Segundo nota da Camejo Comunição, o estádio operará com capacidade reduzida, e a quantidade de torcedores presentes será definida nos próximos dias. A operação será realizada com limitações significativas devido ao uso exclusivo de geradores e à falta de conectividade e acesso à internet.
Garantia de segurança
De acordo com o diretor de operações da Arena do Grêmio, Paulo Rossi, o foco será garantir a segurança dos torcedores e proporcionar uma operação eficiente neste retorno. “Sabemos das limitações atuais, mas cada evento é um passo importante para a recuperação completa da Arena”, afirma. O diretor de operações destacou que ainda há muito trabalho a ser feito nas quatro subestações de média e baixa tensão, que foram duramente atingidas pela enchente.
A recuperação depende da entrega de uma grande quantidade de materiais, como painéis, disjuntores e sensores, para que a Arena possa ser reconectada à rede da concessionária e retomar sua operação padrão. Paulo Rossi ressaltou que, por enquanto, só poderão ser realizados jogos no estádio que iniciem às 11h, pois o sistema de iluminação do campo, incluindo os refletores, foi duramente atingido e será trocado em breve.
Recuperação do Gramado
O gramado da Arena passou por uma recuperação completa após permanecer submerso por 23 dias. A grama totalmente nova plantada foi a Zeon, amplamente utilizada em gramados na Europa, Oceania e Estados Unidos, devido à sua resistência e qualidade superior.
“Aplicamos adubos e produtos biológicos para promover o enraizamento, mesmo em baixas temperaturas, e utilizamos duas camadas de areia para nivelar o campo. Mais recentemente, foi semeada a grama de inverno (Rye Grass), que já está em um estágio avançado de desenvolvimento e garantirá um campo em boas condições até o final do período de inverno. Claro que precisaríamos de mais tempo para o gramado estar nas condições ideais, mas todos estamos juntos fazendo um esforço para, com responsabilidade, fazermos o Grêmio voltar ao seu campo e à sua torcida”, afirma Paulo Rossi.
Detalhes da Operação
- Energia: Operação exclusivamente com 8 geradores.
- Internet: Devido às manutenções no sistema de TI e telecom, e à rede de 5G que ainda não foi estabelecida por completo no bairro Humaitá, a Arena estará com conectividade limitada. Uma parceria entre o Grêmio e a operadora Claro/Net disponibilizará uma estrutura mínima de internet e sinal de TV a cabo nas áreas de competição e imprensa.
Serviços Disponíveis
- Estacionamento:
- E2: Disponível para todos os públicos.
- E1: Fora de operação.
- Alimentação e Bebidas:
- Venda adaptada: Apenas em dinheiro, devido à falta de conectividade para uso de máquinas de cartão. Incluirá produtos industrializados.
- Água: Disponibilizada gratuitamente a todos os presentes.
- Alimentos e bebidas: Permitido o acesso com alimentos e bebidas não alcoólicas em garrafas transparentes.
- Esplanada: Não haverá operação de alimentos e bebidas na Esplanada.
- Ingressos:
- Não haverá venda de ingressos no local. As vendas serão exclusivamente pelo site arenapoa.com.br.
- Sócios patrimoniais e sócios torcedores ouro e diamante terão que emitir o e-ticket no mesmo site, pois a carteira de sócio não permitirá o acesso à Arena.
- A torcida visitante também comprará o ingresso exclusivamente online em link a ser divulgado em breve.
- Acessos e Segurança:
- Arquibancada Norte: Acesso pelos portões Q, S, W e U. Temporariamente não será efetuado o controle biométrico para o acesso ao setor.
- Gramado Leste: Acesso pelos portões K, M e O.
- Gramado Sul (Visitantes): Acesso pelo portão 6.
- Atendimento: A central de atendimento irá operar no dia 01/09 das 08h às 12h45.
- Áudio e vídeo: Operação restrita apenas com o telão norte nesta partida. O sistema de áudio fará apenas divulgação de mensagens de segurança.
- Controle de acesso: Devido à falta de conectividade, as catracas ainda não estarão funcionando. A operação de controle de acesso dos torcedores será feita por meio de handhelds, equipamentos portáteis para leitura de ingressos que funcionam offline. Por conta disso, o acesso poderá ser um pouco mais lento, reforçando a mensagem para que os torcedores cheguem com até 2 horas de antecedência para evitar aglomerações.
- Imprensa:
- Estacionamento: A imprensa deverá estacionar no E2.
- Setor designado: O trabalho de imprensa e equipes de transmissão será exclusivamente no setor gramado oeste e zona mista, as cabines não estarão em uso.
- Sem elevadores: O uso de elevadores não estará disponível.
Durante este período de operação limitada, pedimos aos torcedores que tragam dinheiro em espécie caso desejem se alimentar durante a partida, pois os alimentos serão industrializados e vendidos apenas em dinheiro, devido à falta de conectividade para uso de máquinas de cartão.
Além disso, como é de conhecimento de todos, nossas bilheterias foram completamente destruídas pela enchente, inclusive com a perda de 100% dos equipamentos lá instalados, como PDVs, impressoras zebras, impressoras térmicas, bem como todos os equipamentos para a coleta biométrica. Por isso, o cadastro biométrico está temporariamente suspenso, e as visitas ao museu do Grêmio e os tours pelo estádio não estarão disponíveis.
Apesar dessas limitações, estamos animados com o retorno à Arena e queremos lembrar a todos que estas restrições são temporárias. A cada jogo, estamos comprometidos em melhorar e expandir os serviços disponíveis. “Esta foi a forma que encontramos para retornar rapidamente, e agradecemos pela paciência e apoio contínuo dos nossos torcedores”, afirma o Diretor de Operações da Arena. Com o tempo, a operação da Arena será ampliada, proporcionando uma experiência cada vez melhor.