Profissinais que passaram a integrar programas esportivos para analisar a atuação da arbitragem opinaram sobre o polêmico lance na Arena Corinthians
Principais destaques:
Não foi só o torcedor do Grêmio que ficou irritado com o pênalti marcado em favor do Corinthains na partida da última quinta-feira (26), na Neo Química Arena. Após o jogo, vários analistas de arbitragem, em sua maioria ex-ábitros, foram acionados para comentarem o lance. E a opinião foi unânime. Em toda a programação esportiva esses profissionais indicaram que houve excesso por parte do VAR em chamar o árbitro para analisar o lance. E erro absurdo do juíz de campo com a decisão de assinalar penalidade em favor do clube paulista. O jogo terminou empatado em 2 x 2.
Como foi o lance reclamado pelo Grêmio?
Sendo assim, aos 21 minutos do primeiro tempo o árbitro do jogo, Alex Gomes Stefano, assinalou uma falta em favor do Corinthians na zona intermediária do ataque paulista. Na cobrança, Garro jogou a bola na área. A primeira vista um jogador do clube paulista caiu na meio da confusão e a conclusão lance resultou em tiro de meta para o Grêmio. Essa foi a marcação do árbitro no campo. Porém, o juíz foi chamado pelo VAR, comandado por Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, sugerindo revisão do lance.
Errou o VAR ❌
— Paulo Caravina #soudoapito (@soudoapito) July 25, 2024
Pênalti marcado para o Corinthians após o VAR recomendar revisão. Romero sente o contato do Kannerman e cai.
O VAR não pode recomendar revisão para esse tipo de contato, é um intervencionismo desnecessário.
VAR induz o Árbitro ao erro ❌❌ pic.twitter.com/mO3G7GRZVO
Assim, surpreendentemente, mesmo com as imagens mostrando que houve uma “forçação de barra” por parte de Romero, atacante do Corinthians, se jogando na área, o juiz da partida marcou o pênalti. Yuri Alberto converteu e empatou o jogo em 1 x 1.
O que disse o ex-árbitro Renato Marsíglia sobre pênalti contra o Grêmio?
“Se o árbitro tem que ver o lance por cinco ângulos diferentes e com todos os recursos existentes (zoom, câmera lenta, frame a frame) e ainda fica de resenha com o árbitro de vídeo para saber se foi pênalti, é porque o lance está muito longe de ser claro. O VAR não foi criado para ‘reapitar’ o jogo. No caso, o VAR deveria sustentar a decisão de campo. Marcação de pênalti com os recursos eletrônicos que existem hoje não pode suscitar discussão.”
PC de Oliveira, comentarista da TV Globo, também comentou o lance
Nesse sentido, durante a programação do SPORTV, o ex-árbitro, Paulo César de Oliveira, também criticou a atuação do VAR e a decisão do árbitro da partida com a marcação do pênalti. Confira na publicação feita pelo @ge na Rede X.
PC de Oliveira analisou o lance que foi assinado penalidade para o Corinthians contra o Grêmio. Em sua revisão, não seria pênalti. pic.twitter.com/Z9PdbEmRBS
— ge (@geglobo) July 26, 2024
Confira a coletiva de Renato Portaluppi após Corinthians 2 x 2 Grêmio
