O Grêmio venceu o Criciúma e se distanciou ainda mais da zona de rebaixamento do brasileirão
Depois da frustrante eliminação na libertadores, o Grêmio encarou o Criciúma pelo Campeonato Brasileiro, no estádio Heriberto Hülse. Escalando um time com Monsalve e Cristaldo no meio campo, o técnico Renato Portaluppi dessa vez simplificou. Em partida válida pela 24° rodada, o tricolor gaúcho conquistou três pontos importantes com o gol marcado pelo meia colombiano, chegando aos 27 pontos e subindo para a 12° posição na tabela de classificação. No próximo domingo o Grêmio volta à campo para enfrentar o Atletico-MG, na Arena, às 11h,
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Primeiro tempo
Voltando a escalar jogadores para povoar o meio campo do Grêmio, o técnico Renato Portaluppi colocou em campo um time mais equilibrado. No entanto, nos primeiros minutos o Criciúma marcou a saída de bola gremista. Logo aos dois minutos, Marquinhos Gabriel acha Marcelo Hermes sozinho na área, porém, a bola fica nas mãos de Marchesín. Na seuquência, Miguel Trauco chuta forte e a bola passe rente à goleira do tricolor gaúcho. Aos cinco minutos Bolasie quase marca de cabeça de pois de um cruzamento de Newton. Segurando o ímpeto do time adversário, o tricolor gaúcho começou a mostrar sua força. Aos sete minutos, Soteldo entra livre na área e chuta no poste do goleiro Gustavo.
A partir de então o Grêmio se impôs em campo. Com mais qualidade com a bola no pé, o tricolor gaúcho dominou a etapa inicial com mais posse de bola. Aos 29 minutos, Miguel Monsalve chutou forte na entrada da área, porém, a bola saiu pela linha de fundo. No restante do primeiro tempo, o time gremista teve mais volume de jogo e poderia ter aberto o placar. Embora as escapas de contra ataque da equipe catarinense, foi o tricolor gaúcho que controlou a partida no primeiro tempo com mais posse de bola.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Segundo tempo
Na etapa complementar, o Grêmio continuou com uma atuação para buscar a vitória. Embora o tricolor gaúcho fosse o dono das ações na partida, o perigoso time do Criciúma volta e meia chegava com perigo ao gol de Marchesín. Porém, a consistência defensiva do time de Renato Portaluppi bloqueava qualquer tentativa da equipe catarinense. Cristaldo e Monsalve eram os grandes expoentes do meio campo gremista. Aos 8 minutos, o meia colombiano dribla dosi adversários na entrada da área e finaliza para fora.
Embora um pouco apagado do jogo, o atacante Martin Braithwaite preocupava os defensores do Criciúma. Com maior posse de bola, o Grêmio chegava à frente com muita naturalidade. No entanto, foi apenas aos 41 minutos do segundo tempo que o tricolor marcou o gol da vitória. Em roubada de bola no meio campo, o volante Vilasantti tocou para o atacante Aravenna, que cruzou com perfeição, Monsalve dominou e deslocou do goleiro Gustavo, metendo a bola no fundo da rede e abrindo o placar da partida. 0 a 1 para o time gremista. Na sequência, o técnico Renato Portaluppi fechou a casinha para garantir mais uma vitória no brasileirão.