Com o resultado no Rio de Janeiro, o tricolor gaúcho se manteve na 11° posição no brasileirão
Em partida válida pela 32° rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio foi até o Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense. Com ambas as equipes disputando a parte debaixo da tabela, o jogo se mostrou extremamente tenso. Tendo a vontade de buscar um resultado que não fosse à derrota, o técnico Renato Portaluppi utilizou uma proposta de um time fechando o meio campo. Com gols de Martin Braithwaite e Reinaldo, pelo tricolor gaúcho, e Jhon Arias e Kauã Elias, pelo Fluminense, a contenda terminou em 2 a 2. Com o empate, o time gremista se manteve na 11° posição. Na próxima sexta-feira, às 21h30, a equipe gaúcha entra em campo para encarar o Palmeiras, no Allianz Arena, em São Paulo.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Primeiro Tempo
Tentando amenizar a marcação frouxa no meio campo, o técnico Renato Portaluppi adotou uma estratégia de esperar o adversário, com o time posicionado atrás da linha da bola, com Aravenna e Soteldo flutuando entre os volantes. Embora incialmente tenha sido considerada uma escalação esdrúxula, o time teve um bom desempenho no primeiro tempo. Em um rápido contra ataque conduzido por Aravenna, o Grêmio abriu o placar no Maracanã. Recendo um passe do chileno aos 25 minutos do primeiro tempo, o atacante Martin Braithwaite arrematou forte para o fundo das redes do time carioca.
Mesmo que o Fluminense tivesse maior posse de bola, o tricolor gaúcho conseguia conter o ímpeto dos jogadores adversários. Porém, buscando o empate, o time de Menezes adiantou a marcação. Aos 43 minutos, o meio campista Paulo Henrique Ganso achou Jhon Arias na entrada da área. O colombiano chutou com precisão no gol de Marchesin, igualando o placar.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Segundo tempo
Na etapa complementar, O Grêmio não voltou bem. Com pouco volume de jogo, o time comandando pelo técnico Renato Portaluppi foi encurralado pela equipe adversária. Sem conseguir trocar passe no meio campo, o time gremista se sustentava da maneira que podia. Aos 21 minutos, depois de uma excelente defesa de Marchesin para a linha de fundo, o atacante Kauã Elias subiu mais alto que Jemerson e Vilasanto, colocando a bola no fundo das redes, virando o placar.
A partir de então o Fluminense recuou. Diego Costa entrou no lugar de Braithwaite, e o meia Franco Cristaldo no lugar de Edenilson. O Grêmio ficou mais acuado e incisivo no setor ofensivo. No entanto, foi na substituição de Arezzo por Dodi, e Monsalve por Soteldo, que o futebol do tricolor gaúcho cresceu. Foi então que no apagar das luzes, que o jovem atacante uruguaio sofre entrada do goleiro Fábio na área. O juiz assinala pênalti. Reinaldo converte e empata a partida aos 53 minutos do segundo tempo.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Brasileirão – 32ª rodada
Fluminense (2)
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Martinelli (Bernal, 21’/2ºT), Lima (John Kennedy, 44’/2ºT) e Ganso (Nonato, 32’/2ºT); Arias, Keno (Marquinhos, 44’/2ºT e Kauã Elias (Germán Cano, 32’/2ºT). Técnico: Mano Menezes
Grêmio (2)
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Edenilson (Cristaldo, 21’/2ºT), Soteldo e Aravena (Nathan Fernandes, 21’/2ºT); Braithwaite (Diego Costa, 21’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Braithwaite (G), aos 25min, e Arias (F) aos 42min do 1º tempo. Kauã Elias (F), aos 20min, e Reinaldo (G) aos 53min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Martinelli, Ganso, Kauã Elias, Fabio, Thiago Santos e Arias; Soteldo, Braithwaite, Reinaldo, Villasanti e Renato Portaluppi
CARTÃO VERMELHO: Felipe Melo (F)
ARBITRAGEM: Matheus Delgado Candançan (SP), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP). VAR: Rafael Traci (SC).
PÚBLICO: 35.278
RENDA: R$ 1.159.512,00
LOCAL: Maracanã, no Rio de Janeiro
Próximo jogo
Sexta-feira, 8/11 – 21h30min
Palmeiras x Grêmio
Arena Palmeiras