Em noite de decisão, Grêmio vence chilenos e garante vaga para às oitavas de finais da Taça Libertadores
Na noite desta terça-feira (04) o Grêmio entrou em campo para uma decisão no Chile. O duelo contra o Huachipato poderia definir tanto a classificação, quanto a eliminação do Tricolor na Libertadores 2024. No entanto, mesmo em terreno adversário, o time de Renato Portaluppi dominou as ações e venceu a equipe chilena por 1 x 0. Agora, o Grêmio volta a campo no próximo sábado em duelo contra o Estudiantes, que não tem mais pretenções na competição. Uma vitória simples garantirá ao Grêmio a primeira colocação do grupo C.
O Grêmio que venceu a partida teve: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê (Du Queiroz) e Cristaldo (Carballo); Galdino (Nathan Fernandez) (Gustavo Nunes), Soteldo (Gustavo Martins) e Diego Costa.
Domínio, gol e três bolas na trave
De início, o Tricolor começou marcando o Huachipato no campo ofensivo, forçando a equipe chilena a rifar a bola. Com isso, a equipe da casa ficou desconfortável tendo em vista que suas vitórias na competição sul-americana vieram sempre jogando no contra-ataque. Nesse sentido, o Grêmio não demorou para abrir o placar. Aos 6 minutos, em escanteio curto, Cristaldo jogou a bola na área e Diego Costa venceu disputa com zagueiro e cabeceou para o fundo das redes. Estava aberto o placar no Estádio CAP.
O Grêmio passou a ocupar os espaços do campo e sair em velocidade. Com isso, o time de Renato Portaluppi encontrou boas oportunidades de gols para ampliar o placar. Aos 21 minutos, Galdino deu passe de calcanhar para Pepê, que finalizou no poste. Na sequência, aos 36 minutos, foi a vez de Soteldo finalizar da entrada da área e carimba a trave direita de Parra. Por fim, aos 40 minutos o Grêmio finalizou a terceira bola na trave com Galdino. Ainda, na última bola da etapa inicial o VAR foi acionada para analisar um possível penalti para o Tricolor, mas a decisão foi por não penal.
Segundo tempo tem nome: Marchesín
Com o resultado de 1 x 0 a equipe chilena estava sendo eliminada da Libertadores. Assim, veio o segundo tempo e o Huachipato voltou para o tudo ou nada. E foi então que apareceu o arqueiro Tricolor. Logo no início, foi a vez do time chileno encontrar a trave do Grêmio, num chutaço de fora da área. Na sequência do lance dois arremates fortes, ambos defendidos com alto grau de dificuldade por Marchesín. Natahan Fernandez, que havia entrado no intervalo, era o desafogo do Grêmio, que aos poucos conseguia equilibrar as ações da partida.
O jogo seguiu muito truncado por conta do campo pesado. Os dois times lutaram muito ao longo da segunda etapa. Aos 25 minutos, Vargas chutou forte da entrada da área para outra defesaça do goleiro gremista. O goleiro do Grêmio foi fundamental na manutenção do placar com boas intervenções no restante da partida. Assim, fim de jogo em Talcahuano, Grêmio classificado, um; Huachipato eliminado, zero.
Grêmio pode escolher caminho nas oitavas
Antes de tudo, com a vitória sobre o Huachipato, o Tricolor assumiu a vice-liderança do grupo C e está classificado para as oitavas de finais da Libertadores. Como os confrontos das oitavas de finais da competição, assim como o chaveamento já foram definidos em sorteio realizado na Conmebol na última segunda-feira (03). O Grêmio terá a possibilidade de escolher o caminho que entender melhor na sequência da competição.
Em caso de vitória sobre o Estudiantes no próximo sábado (08), o Grêmio garantirá a primeira colocação do grupo. Com isso, terá pela frente o Peñarol na próxima fase. Em contrapartida, em casos de derrota ou empate contra os argentinos, o Grêmio terminará a fase de grupos na segunda colocação, atrás do The Strongest. Com isso, o adversário do Grêmio na fase seguinte será o Fluminense, atual campeão da Libertadores.
Tricolor terá sequência pesada de jogos
Enfim, o Grêmio mantém suas atenções na Libertadores da América, pois enfrentará o Estudiantes no próximo sábado (08), no Couto Pereira. Em seguida o Tricolor terá pela frente o Flamengo, quinta-feira (13), no Maracanã, pelo Brasileirão. Ainda pelo Brasileirão, no domingo (16), o Grêmio receberá o Botafogo possivelmente em Cariacica, Espirito Santo, mas ainda não há confirmação do local da partida. Entretanto, diante dessa verdadeira batalha protagonizada no Chile, o mais importante foi a classificação na Libertadores, pois isso dará maior tranquilidade na sequência do trabalho.
SOS Rio Grande do Sul
Confira os pontos de coleta estabelecidos pelo Grêmio:
Estádio Olímpico: Largo Patrono Fernando Kroeff, nº 1, das 9h às 18h;
Hotel do Grêmio (Park Plaza Moinhos): Rua Dr. Timóteo, 577, aberto 24 horas;
CT Feminino: Av. Farroupilha, 8001 – São José, Canoas, na Capela da Ulbra e prédio 55 (Educação Física), das 7h às 21h30.