Emocionante Jogo no Itaquerão termina em 2 a 2
O Grêmio tentou, ficou perto, mas não conseguiu deixar o Z-4 do Brasileirão. Em um jogo movimentado e marcado por um erro de arbitragem em um pênalti, o Tricolor empatou com o Corinthians em 2 a 2 no Itaquerão. Rodrigo Ely e Villasanti marcaram para o Grêmio, enquanto Yuri Alberto, em uma penalidade polêmica, e Garro anotaram os gols do time paulista.
Primeiro Tempo: Gol tricolor e foi OPERADO
O Grêmio começou a partida de forma promissora. No primeiro minuto, após uma cobrança de falta ensaiada, Soteldo fez uma jogada pelo lado direito e encontrou Ely na área. O zagueiro cabeceou e Hugo Souza não conseguiu defender: 1 a 0 para o Grêmio.
O técnico Renato Portaluppi surpreendeu na escalação, utilizando um esquema com três defensores. Jemerson fez sua estreia ao lado de Kannemann e Rodrigo Ely. O setor defensivo foi composto ainda por Fabio, Edenilson e Villasanti. No ataque, o trio formado por Soteldo, Cristaldo e Nathan buscava levar perigo ao gol adversário.
Aos 20 minutos, uma decisão polêmica da arbitragem mudou o rumo da partida. Após uma cobrança de falta na área do Grêmio, o árbitro Alex Gomes Stefano, após revisão no VAR, marcou um pênalti para o Corinthians. Kannemann supostamente puxou o braço de Romero, que se jogou no campo. Yuri Alberto converteu a penalidade, empatando o jogo. Conforme revisamos o lance, a Redação do Rede Tricolor confirma que a decisão foi equivocada.
Reclamações e tensão
O Grêmio, mesmo sentindo a pressão, tentou buscar a vantagem novamente antes do fim do primeiro tempo. Reinaldo lançou a bola na área em cobrança de lateral. Cristaldo ajeitou a bola para o meio da área, Edenilson tentou o domínio e a chance apareceu para Soteldo finalizar, mas Hugo Souza defendeu.
Nos acréscimos, Nathan recebeu de Edenilson e cruzou para Cristaldo, que marcou o gol. No entanto, o lance foi anulado por impedimento. Ao fim do primeiro tempo, Marchesín, goleiro do Grêmio, expressou sua frustração de forma contundente: “O que está acontecendo aqui hoje é uma vergonha. Vir jogar aqui com tudo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, estamos sofrendo para c… e sofrer um pênalti como esse? É uma vergonha. O Corinthians é grande, respeitamos, mas o que acontece aqui é uma vergonha”.
Segundo Tempo: emoções e decepção
No início do segundo tempo, o Grêmio teve que aguardar o recomeço no gramado devido a uma ação de marketing do Corinthians. Hugo Souza quase colocou os donos da casa em vantagem aos 10 minutos, mas o Grêmio respondeu rapidamente. Renato fez alterações na equipe, colocando Gustavo Nunes no lugar de Nathan.
Aos 25 minutos, Cristaldo arriscou um chute de fora da área, defendido por Hugo Souza. Na sequência, Villasanti roubou a bola no campo do Corinthians, passou por entre os defensores e finalizou com precisão no canto direito do goleiro, colocando o Grêmio em vantagem novamente.
Quando a vitória parecia certa, uma nova decepção. Aos 40 minutos, Garro arriscou um chute da entrada da área e acertou o ângulo do gol defendido por Marchesín, empatando a partida. O erro de Pepê no carrinho permitiu que a bola chegasse ao atacante do Corinthians.
Lateral do Grêmio na bronca com a Arbitragem
“Acho que nem precisa da minha opinião, todo mundo vê um juiz inexperiente, que vem aqui apitar um jogo grande desse, na arena do Corinthians. Ano passado fomos prejudicados aqui pela arbitragem, num pênalti legitimo que não foi dado no fim de jogo. Tem que botar um cara experiente em um grande clássico como esse, não um cara que apitou um ou dois jogos na Série A. O lance de pênalti acontece toda hora, falta de critério, é um juiz inexperiente que vem aqui e estraga o espetáculo. Fizemos o gol no começo, saímos em contra-ataque. Depois fizemos um grande segundo tempo, com bola no chão. Infelizmente tomamos o empate, mas vamos levantar a cabeça que domingo tem mais.”
Próximos desafios
Com o empate, o Grêmio termina a 19ª rodada do Brasileirão em 17º lugar, com 15 pontos. O Tricolor segue na zona de rebaixamento, mas tem dois jogos a menos que podem ser a chave para sair dessa situação desconfortável.
Renato Gaúcho e sua equipe precisam refletir sobre os erros e buscar estratégias para os próximos desafios. A torcida gremista continua a apoiar o time, esperando que o Z-4 seja apenas uma fase passageira na trajetória do clube.