O Grêmio não saiu do 0 a 0 contra o time xavante na estreia do Campeonato Gaúcho
O Grêmio empate sem gols na sua estreia na temporada de 2025. Enfrentando o tradicional Brasil de Pelotas, o tricolor gaúcho não saiu de um 0 a 0 no estádio Bento Freitas. Mesmo que tenha tido oportunidades de buscar o resultado positivo, o time comandado pelo técnico Gustavo Quinteros ainda carece de um melhor ritmo de jogo. Apesar disso, os jogadores gremistas demostraram uma organização tática sensivelmente mais aprimorada que no ano passado.
Destaque do tricolor gaúcho em campo, o zagueiro Rodrigo Ely foi um dos destaques do time no sistema defensivo. O centroavante Braithwaite também teve uma atuação destacada. Com o resultado, o time gremista conquistou um ponto e ficou na terceira posição no Grupo A do Campeonato Gaúcho. No próximo domingo o Grêmio recebe o Caxias, na Arena, às 20h30.
FOTO: JEFFERSON BOTEGA/ AGÊNCIA RBS
Primeiro tempo
Os primeiros minutos o Grêmio esperou as ações do Brasil de Pelotas em campo. Embora seja apenas a partida oficial de abertura da temporada, uma mudança tímida de mudança tática era visível. O time parecia com as linhas mais compactas. Mesmo sem ritmo de jogo, as triangulações ofensivas eram nítidas. O primeiro lance perigoso da partida aconteceu aos 15 minutos da primeira etapa. Em um lançamento do Lateral João Pedro achou o atacante Braithwaite dentro da área adversária. O atleta dinamarquês chutou forte, porém, o zagueiro xavante interceptou a bola para a linha de fundo.
Na sequência, o volante Dodi lançou a bola e encontrou Aravena na cara do gol, no entanto, o atacante chileno arrematou em cima do goleiro Welligton Santana. Respondendo á pressão gremista, os jogadores do Brasil de Pelotas adiantaram a marcação. Em erro de passe no meio campo, o meia Kauê chuta forte de fora da área. O goleiro Gabrielk Grando faz grande defesa. Em um primeiro tempo de poucas oportunidades, ambas as equipes saem de campo sem balançar as redes.
FOTO: JEFFERSON BOTEGA/ AGÊNCIA RBS
Segundo Tempo
Sem mudanças em comparação a escalação inicial, Grêmio e Brasil de Pelotas voltaram para a etapa complementar sem chances efetivas para abrir o placar. Porém, aos 12 minutos, Cristaldo cruzou para a área. O atacante Braithwaite arrematou de primeira na trave do time xavante, quase marcando o primeiro gol da partida. Logo na sequência, o zagueiro Rodrigo Ely sentiu e acabou subistituído por Gustavo Martins.
Apesar de estar melhor em campo, o tricolor gaúcho pecava no último lance. Com uma marcação mais ajustada, o time gremista tinha dificuldades na troca de passes, muito em razão do péssimo gramado no estádio Bento Freitas. A perna pesada dos jogadores gremista era evidente. Embora tenha melhor qualidade técnica, a equipe do treinador Gustavo Quinteros não conseguiu balançaar as redes do time xavante.