O tricolor gaúcho conquistou ponto importante na briga contra o rebaixamento
Com a necessidade de pontuar na luta contra o rebaixamento, o Grêmio empatou em 1 x 1 com o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Em uma partida tensa, o tricolor gaúcho teve a volta de Vilasanti, Soteldo e Aravena entre os titulares. Com o empate, o time de Renato Portaluppi chegou ao 41 pontos e se manteve na 14° posição na tabela de classificação do brasileirão. No próximo domingo, o Grêmio encara o São Paulo, às 16h, na Arean. O Cruzeiro enfrenta o Bragantino no domingo, às 18h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Primeiro Tempo
Jogando dentro de seus domínios, o Cruzeiro tomou a iniciativa nos primeiros minutos. Com o ímpeto de tentar abrir o placar, o time mineiro tentou encurralar o Grêmio no seu campo de defesa. No entanto, o tricolor gaúcho conseguia fechar os espaços e sair em contra ataque. Em um desses momentos, o atacante Aravena chutou forte na entrada da área, porém, a bola saiu raspando pela linha de fundo. Aos 19 minutos, o lateral João Pedro cruza na área e o centroavante Braithwaite se antecipa aos zagueiros adversário e balança as redes. O time gremista saí na frente.
Na sequência, o Cruzeiro adiantou a marcação no meio campo. No entanto, foi o Grêmio que desperdiçou as oportunidades de ampliar o placar. Aos 24 minutos, Soteldo arremata com perigo ao gol de Cássio. Aos 38 minutos, o volante Dodi perde uma chance dentro da área do time mineiro. A partir de então, o velho ditado “de quem não marca, toma” se concretizou. Aos 42 minutos, Matheus Pereira, recebe livre na entrada da área gremista e arremata forte para dentro do gol de Marchesín.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Segundo Tempo
Na etapa complementar, Cristaldo cedeu lugar ao Monsalve no meio campo. A partida permaneceu equilibrada. Matheus Pereira era o jogador que levava perigo ofensivo do Cruzeiro. Embora espreitasse contra ataques, o Grêmio marcava mal o adversário. Com espaços para trabalhar a bola, o time mineiro chegava perigosamente no gol defendido por Marchesín. Para amenizar a marcação frouxa, o técnico Renato Portaluppi tirou Soteldo e Aravena para colocar Eddenílson e Pavón.
Com um meio campo mais equilibrado, o tricolor gaúcho melhorou na partida. Aos 25 minutos, o atacante Braithwaite cabeceio livre na área, com a bola passando muito perto do goleiro Cássio. No entanto, ambas as equipes disputavam de maneira forte o controle do meio campo. Aos 44 minutos, Tevis Gabriel finalizou com perigo na baliza do tricolor gaúcho. Porém, o empate em 1 a 1 entre Grêmio e Cruzeiro ficou de bom tamanho.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
35ª rodada do Campeonato Brasileiro (27/11/2024)
Cruzeiro (1)
Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Mateus Vital, 46’/2ºT), Barreal (Japa, 28’/2ºT), Matheus Pereira e Gabriel Veron (Kenji, 28’/2ºT) ; Lautaro Díaz (Tevis, 32’/2ºT)
Técnico: Fernando Diniz
Grêmio (1)
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Pepê, 36’/2ºT) Aravena (Edenilson, 23’/2ºT), Cristaldo (Monsalve, INT) e Soteldo (Pavon, 23’/2ºT); Braithwaite (Diego Costa, 36’/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Braithwaite (G), aos 19min, e Matheus Pereira (C) aos 42min do 1º tempo;
CARTÕES AMARELOS: William e Romero (C); Jemerson (G)
ARBITRAGEM: Raphael Claus (Fifa), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (trio paulista). VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)