No entanto, o tricolor gaúcho ainda tem pretensão de disputar a Copa Sul-Americana
Depois de uma temporada turbulenta no Campeonato Brasileiro, o Grêmio entrou em campo no 1 a 1 contra o Vitória já não mais tensionado na luta para fugir do Z4. Alcançando os 45 pontos, o tricolor gaúcho ainda briga por uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025. Na 12° posição na tabela de classificação, o time gremista terá ainda a partida com o Corinthians no próximo domingo para confirmar a vaga na competição continental. O lateral-direito João Pedro marcou para o time gremista. O atacante Alerrandro igualou o placar para o time baiano no segundo tempo.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Primeiro tempo
Desfalcado de Soteldo, Diego Costa e Geromel, o Grêmio viajou até Salvador sem grandes preocupações. Nos primeiros 15 minutos, o time de Renato Portaluppi foi encurralado no campo de defesa pelo Vitória. Os atacantes da equipe rubro-negra levavam perigo ao gol defendido por Marchesín. No entanto, a partir dos 25 minutos os jogadores do tricolor gaúcho adiantaram a marcação e começaram a chegar na frente de maneira mais incisiva.
Aos 33 minutos da etapa inicial o atacante Aravenna sentiu uma lesão muscular e Cristaldo entrou no seu lugar. O time gremista melhorou ofensivamente. Aos 37 minutos, em jogada construída pela meia argentino, João Pedro invade a área adversária e chuta forte para o fundo das redes do time baiano. Tricolor gaúcho 1 a 0.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Segundo tempo
Na etapa complementar o Vitória voltou tentando o empate. No Grêmio, a mudança recaiu no goleiro Marchesín, que foi substituído por Caíque após um choque de cabeça contra um atleta adversário. Os atacantes do time baiano Janderson e Alerrandro se movimentavam com perigo para o sistema defensivo gremista. Embora Pavón, Braithwaite e Cristaldo espreitavam um contra-ataque para ampliar o placar. Porém, aos 22 minutos o rubro-negro chegou ao empate com Alerrandro.
Na sequência, o técnico Renato Portaluppi percebeu que o Grêmio já não tinha o mesmo ímpeto. Com o time visivelmente cansado em campo, o treinador gremista efetuou mudanças no meio campo. Dodi entrou no lugar de Pepe, Igor Serrote substituiu João Pedro e Edenilson no lugar de Pavón. Com novo fôlego, o tricolor gaúcho teve uma sensível melhora. Porém, nada que fosse alterar o placar da partida.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Ficha técnica de Vitória 1 x 1 Grêmio
BRASILEIRÃO — 37ª RODADA — 4/12/2024
VITÓRIA
Lucas Arcanjo; Edu (Carlos Eduardo, INT), Neris e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres (Willean Lepo, 30’/2ºT), Willian Oliveira, Ricardo Ryller (Machado, 30’/2ºT) e Lucas Esteves; Gustavo Mosquito (Everaldo, 30’/2ºT), Janderson (Pablo Baianinho, 37’/2ºT) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini
GRÊMIO
Marchesín (Caíque, INT); João Pedro (Igor Serrote, 25’/2ºT), Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Dodi, 25’/2ºT), Pavon (Edenilson, 25’/2ºT), Monsalve (Alysson Edward, 17’/2ºT) e Aravena (Cristaldo, 33’/1ºT); Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Pavon (G) aos 36 min do 1º tempo; Alerrandro (V) aos 21min do 2º tempo;
CARTÕES AMARELOS: Neris, Thiago Carpini (V); Marchesín, Reinaldo (G);
ARBITRAGEM: Alex Gomes Stefano (RJ), auxiliado por Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Thiago Henrique Neto (RJ). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ);
LOCAL: estádio Barradão, em Salvador.