Grêmio enfrenta desafios com lesões antes da estreia no Brasileiro

Foto: Renan Jardim / Grêmio FBPA
Foto: Renan Jardim / Grêmio FBPA

compartilhe:

Atualizado em: 5 de outubro de 2024 - 21:33

À medida que se aproxima a estreia no Campeonato Brasileiro, o Grêmio enfrenta um obstáculo considerável: as lesões que assolaram o elenco nos últimos três meses. O mais recente contratempo foi a baixa de Mayk, agravando ainda mais a situação na lateral esquerda. Neste período, o clube contabilizou impressionantes 14 casos de lesão, destacando-se que seis destas foram lesões musculares.

Aumento das Lesões Preocupa Comissão Técnica

A crescente lista de desfalques tem sido motivo de preocupação para a comissão técnica do Grêmio. Com a ausência de Mayk, a equipe viu o número de jogadores afastados aumentar para 14 desde o início da temporada. Dessas lesões, sete afetaram músculos dos atletas, evidenciando a necessidade de atenção especial à condição física do elenco.

Desafios no Departamento Médico

A dificuldade da comissão técnica em manter a continuidade do time não se resume apenas ao apertado calendário do futebol brasileiro. As constantes lesões têm representado um desafio adicional ao departamento médico do clube, que se esforça para recuperar os jogadores e mantê-los em condições ideais para os desafios que se aproximam.

Análise das Lesões

De acordo com informações de João Victor Teixeira do Globo Esporte, desde a reapresentação do Grêmio, em 9 de janeiro, foram registradas 14 lesões, das quais 11 foram confirmadas pelo clube. Entre elas, destacam-se sete lesões musculares, três no joelho e três no tornozelo. Alguns jogadores, como Cuiabano e Jhonata Robert, enfrentaram mais de uma lesão durante o período.

Recuperações e Desfalques Atuais

Embora alguns jogadores, como Marchesín, Soteldo, Nathan Fernandes, Geromel e Gustavo Martins, já tenham retornado aos gramados após períodos no departamento médico, outros ainda estão em processo de recuperação. Entre estes, destacam-se André Henrique, Mayk, Reinaldo e Cheron, além do já transferido Bruno Uvini.

DataJogadorTipo de Lesão
13/01CuiabanoLesão muscular grau 1 na região posterior da coxa esquerda
26/01Jhonata RobertEstiramento grau 1 no ligamento colateral medial do joelho esquerdo
01/02SoteldoLesão grau 3-C no músculo adutor da coxa direita
05/02CuiabanoLesão grau 2-B na região posterior da coxa esquerda
07/02Nathan FernandesEntorse no tornozelo
12/02Jhonata RobertLesão em “alça de balde” do menisco medial do joelho esquerdo
29/02MarchesínLesão muscular grau 1 no adutor da coxa esquerda
05/03ReinaldoEstiramento do ligamento cruzado anterior e ruptura parcial do ligamento colateral-lateral do joelho direito
06/03Bruno UviniLesão muscular grau 2 no posterior da coxa esquerda
07/03*Gustavo MartinsTrauma no pé esquerdo
26/03*GeromelLesão muscular grau 1 na coxa direita
29/03André HenriqueLesão multiligamentar no tornozelo direito
02/04*CheronTorção no tornozelo direito
10/04MaykLesão grau 2-B no músculo bíceps femoral da coxa esquerda
Fonte: Globo Esporte

(*Lesões não oficializadas pelo departamento médico do Grêmio)

Desfalques Recorrentes

Além das lesões ocorridas nesta temporada, o Grêmio ainda lida com desfalques de jogadores que se recuperam de problemas físicos do ano anterior. Carballo e Mila, por exemplo, ainda estão em processo de tratamento após lesões ocorridas em 2023, contribuindo para a atual situação do elenco.

Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA

Desafio na Lateral Esquerda

Um dos principais pontos de preocupação no momento é a situação na lateral esquerda. Com Mayk e Reinaldo indisponíveis devido a lesões, o clube se vê obrigado a recorrer a jogadores da base para cobrir a posição. Cuiabano, Zé Guilherme e Wesley Costa são as alternativas disponíveis para o técnico.

Como anda a lateral esquerda do Grêmio
Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA

Impacto nas Competições

As lesões também têm influenciado nas estratégias do técnico Renato para as competições em que o Grêmio está envolvido. Na Libertadores, por exemplo, a preservação de jogadores tem sido uma medida adotada para minimizar os riscos de lesões, como demonstrado na escalação de times reservas em algumas partidas.

Próximos Desafios

O desafio agora para o Grêmio é enfrentar o Vasco da Gama na estreia do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, no São Januário. Com um elenco afetado por lesões, a equipe precisará superar obstáculos adicionais para conquistar um bom resultado neste importante confronto.

Compartilhe: