O tricolor gaúcho permaneceu com seis pontos, próximo da zona do rebaixamento do brasileirão
Em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio acabou derrotado por 2 a 1 pelo Flamengo, no Maracanã, e se aproximou da zona de rebaixamento. Com dois gols do atacante Luiz Araújo, a equipe carioca chegou aos 17 pontos e assumiu a liderança da competição. Já o tricolor gaúcho permaneceu com seis pontos, se mantendo na 13° posição.
No próximo domingo o Grêmio encara o Botafogo, em Cariacica, no Espírito Santo, buscando a recuperação no brasileirão. Voltando de suspensão, o atacante Gustavo Nunes deve ficar a disposição do técnico Renato Portaluppi para compor o sistema ofensivo da equipe. Além do centroavante Diego Costa lesionado, o atacante Soteldo e o volante Vilasanti seguem fora do time devido a convocação da seleções da Venezuela e Paraguai, respectivamente, para a disputa da Copa América.
Primeiro tempo
Diante das ausências para escalar o time, o técnico Renato Portaluppi precisou quebrar a cabeça para colocar o time em campo. Embora com muitos desfalques, o Grêmio iniciou o jogo partindo para cima do Flamengo. Com assistência do atacante JP Galvão aos seis minutos, Cristian Pavón chutou forte para a boa defesa do goleiro do time carioca Rossi. Chegando com perigo na defesa do Flamengo, o tricolor gaúcho marcou forte a saída de bola da equipe adversária. No entanto, o time gremista desperdiçou chances importantes para abrir o placar no Maracanã.
Sem dar espaços para trabalhar a bola no campo de defesa da equipe rubro negra, os jogadores do tricolor gaúcho controlava a posse de bola, espreitando os contra-ataques para chegar ao gol. Com a marcação amarrada pelo meio campo gremista, o time treinado pelo técnico Tite encontrou dificuldades para superar a armadilha arquitetada por Renato Portaluppi. Porém, as entrada de Bruno Henrique e Luiz Araújo nos lugares de Everton Cebolinha e Igor Jesus, alterando o sistema tático, foram cruciais para a mudança de postura da equipe flamenguista. Recebendo um passe do lateral direito Weslei, o atacante Luiz Araújo abre o placar com um forte arremate no canto direito
Segundo tempo
Embora tenha atuado bem até os 30 minutos do primeiro tempo, o Grêmio voltou para a etapa complementar encurralado no campo de defesa pelo Flamengo. Concedendo espaços generosos no meio campo, a equipe comandada por Renato Portaluppi sofreu com as transições rápidas do time carioca. Logo aos sete minutos, um suposto pênalti de Kannemann foi marcado em cima do atacante Bruno Henrique, no entanto, após conferir no VAR o árbitro da partida voltou atrás anulando a infração.
O treinador gremista tentou mudar o panorama do segundo tempo com substituições. A entrada do atacante Nathan Fernandes no lugar de Pavón não surtiu o efeito desejado no tricolor gaúcho. Aos 22 minutos Luiz Araújo ampliou o placar com outro chute forte no lado esquerdo de defesa gremista. O time de Renato Portaluppi até tentou reagir e quase que Reinaldo marcou o seu gol aos 29 minutos. Porém, o goleiro Rossi defendeu com segurança a bola.
Na sequência, o técnico Renato Portaluppi colocou em campo Fábio no lugar de João Pedro, Edenílson no lugar do Everton Galdino e Caraballo no lugar do Pepê. Entretanto, o Grêmio continuou amplamente dominado pelo Flamengo. Após dois meses sem entrar em campo, o meia Nathan Pescador substituiu o atacante JP Galvão. Nos minutos finais o tricolor gaúcho ainda descontou com Edenílson de cabeça.