Renato, Diego Costa e Nathan Fernandes podem desfalcar o Grêmio devido a possíveis punições no STJD. Além disso, o clube analisa trocas de jogadores e planeja reforços para 2025.
Sumário
Desfalques no STJD
Renato, Diego Costa e Nathan Fernandes podem desfalcar o Grêmio caso sejam punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Com o arquivamento do inquérito, Renato será julgado com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de uma a seis partidas por abandonar o banco de reservas durante o jogo.
Diego Costa e Nathan Fernandes serão julgados com base em outros artigos do CBJD. O experiente centroavante pode ser enquadrado no artigo 258-II, que trata do desrespeito aos membros da equipe de arbitragem ou reclamações desrespeitosas sobre suas decisões. Nathan Fernandes, por sua vez, será julgado com base no artigo 243-F, que aborda ofensas à honra de alguém em contexto esportivo, com pena de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, além de suspensão de um a seis jogos.
Se forem punidos, Renato, Diego Costa e Nathan Fernandes podem desfalcar o Grêmio no jogo contra o Bragantino, em São Paulo, no próximo dia 15 de setembro, válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Troca de goleiros
Em abril, Grêmio e Cruzeiro acertaram uma troca de goleiros. Rafael Cabral veio para o Tricolor Gaúcho, enquanto Gabriel Grando chegou à Toca da Raposa. Os empréstimos são válidos até o final desta temporada e ambos com opção de compra.
No Imortal, Cabral vem sendo contestado, após não ter feito bons jogos e intercalar de segundo para terceiro arqueiro no plantel de Renato Portaluppi. Por outro lado, Grando nem chegou a entrar em campo pela Raposa. Após 140 dias, o jovem criado na base do Grêmio não teve oportunidades.
Mesmo assim, os clubes analisam uma possibilidade para que a troca de goleiros ocorra de forma definitiva. As tratativas já existem, mas o martelo pode ser batido até o final do ano.
Planejamento e reforços
A eliminação na Libertadores e na Copa do Brasil travou alguns desejos do departamento de futebol gremista. Um deles foi a contratação de um lateral-esquerdo para sequência das competições que o Grêmio teria para disputar.
Avaliado desde o final de 2023, a ideia era tentar uma investida no argentino Marcos Acuña. Campeão do mundo com a seleção do seu país, ex-jogador do Sevilla. Porém, as eliminações somadas a um valor elevado na tentativa de contratar o atleta impediram a vinda.
Atualmente, o lateral está no River Plate, da Argentina. Reserva na final da Copa do Mundo, Acuña voltou para o seu país depois de um período no futebol europeu. A lateral-esquerda do Grêmio, pelo menos por agora, seguirá com Reinaldo, Mayk e o jovem Zé Guilherme.
Futuro dos laterais
Atualmente, o Grêmio não está focado na contratação de laterais. A intenção era intensificar a busca em caso de sucesso nas competições de copa, mas como isso não ocorreu, a procura foi interrompida. Para 2025, o clube deve realizar uma análise da posição e buscar novos nomes. Reinaldo, lateral-esquerdo titular, tem contrato se encerrando, e por enquanto, a ideia do Grêmio é adiar as negociações e deixar tudo para o final do Brasileirão.
Na lateral-direita, as recentes atuações de João Pedro têm gerado desconfiança entre os torcedores. Além disso, Fábio deve se aposentar no final do ano, criando uma lacuna na posição. Na base, Igor Serrote tem recebido oportunidades após se destacar em jogos pela equipe sub-20, que foi eliminada do Brasileirão da categoria pelo Cruzeiro.