Com show do torcedor no Couto Pereira, Grêmio e Estudiantes ficam no 1 x 1
Na noite deste sábado (08), o Grêmio entrou em campo para definir seu destino na Copa Libertadores da América. Isso porque, em caso de vitória sobre o Estudiantes, o Tricolor garantiria a primeira colocação do Grupo C da Libertadores e enfrentaria o Peñarol nas oitavas de finais da competição. Entretando, em caso de empate ou derrota, o adversário seria o Fluminense. Por outro lado, o Estudiantes entrou em campo eliminado. Sequer com chances de alcançar a terceira colocação do grupo, o que lhe garantiria uma vaga na Copa Sul-Americana.
O Grêmio que empatou a partida teve: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê (Galdino) e Cristaldo (Nathan Fernandez); Pavón (Gustavo Nunes), Soteldo (Carballo) e Diego Costa (JP Galvão).
Superioridade Tricolor na etapa inicial
De início, o Tricolor começou sofrendo uma marcação intensa do Estudiantes. A equipe argentina não parecia eliminada da competição e disputava cada bola como se fosse a última. Por outro lado, o Grêmio mateve-se firme, disposto a buscar a vitória que lhe daria a primeira colocação do grupo. Assim, o Grêmio encontrou algumas dificuldades nos minutos iniciais. Com apenas seis minutos de jogo o Estudiantes reclamou de um penalti que não foi chancelado pelo VAR.
O Tricolor começou a encontrar espaços e mostrar sua superioridade técnica com o decorrer do jogo. Com isso, Diego Costa fez boa jogada, passou pela marcação e encontrou Dodi. O volante saiu de frente para o gol, mas foi abafado por Mansilla. Aos 40 minutos o Estudiantes teve boa chance na bola parada, mas acabou desperdiçando em cobrança de Romero.
Grêmio abre o placar no segundo tempo mas cede empate
Veio o segundo tempo e com apenas dois minutos o Grêmio abria o placar. Assim, o lance começou com Pepê passou para Diego Costa. O centroavante passou com a bola entre as pernas do zagueiro para infilitração de Cristado. O camisa 10 do Tricolor avançou, se livrou de dois marcadores e finalizou na saída do goleiro. Gol do Grêmio e explosão no Couto Pereira. Esse foi o nono gol do argentino na temporada, sendo o 20º com a camisa do Grêmio.
Nesse sentido, o Grêmio seguiu dominante na partida. Porém, o ímpeto da equipe foi interrompido com a lesão de Diego Costa aos sete minutos. O camisa 9 Tricolor sentiu dores na virilha e precisou sair. Isso fez com que os argentinos passaem a crescer na partidamas grande efetividade ofensiva. O jogo se encaminhava para o empate até que uma bola parada em favor dos argentinos mudou a história da partida. Em cobrança de escanteio de Sosa, Méndez subiu mais que a marcação e cabeceou para as redes. Tudo igual. Assim, não havia mais tempo para nada.
Grêmio x Fluminense nas oitavas e olho no Brasileirão
Antes de tudo, com o empate contra o Estudiantes, o Tricolor acabou a chave de grupos da Libertadores em segundo lugas. Com isso, terá pela frente o atual campeão da competição, o Fluminense. O primeiro jogo será com mando de campo do Grêmio, provavelmente no Couto Pereira. O jogo decisivo será no Maracanã.
Entretanto, o Grêmio volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde não vive bom momento e terá uma sequência dura de jogos. Na próxima quinta-feira (13) o Grêmio vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo. Na sequência, domingo (16), o Grêmio irá mandar seu jogo contra o Botafogo em Cariacica, Espirito Santo. Depois, o Tricolor enfrenta o Fortaleza, dia 19 de junho, no Castelão.