Em nota, a Confederação Sulamericana de futebol definiu pelo adiamento do jogo entre Huachipato e Grêmio, que ocorreria na próxima quarta-feira (8), no Chile. Com isso, a entidade atendeu solicitação do Grêmio e levou em conta também o estado de calamidade pública declarado no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, também foi mencionada a interdição por tempo indeterminado do Aeroporto Salgado Filho e as condições das estradas na capital dos gaúchos.
Confira a nota da Conmebol na íntegra
A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou a postergação dos jogos de Huachipato x Grêmio pela Libertadores 2024, bem como Real Tomayapo x Internacional pela Sudamericana 2024 e informou o seguinte:
- Em 02 de maio, o Governo do Estado do RS decretou Estado de Emergência devido às fortes chuvas que afetaram o Estado, especialmente a cidade de Porto Alegre;
- Até o momento, 55 pessoas morreram e mais de 350.000 pessoas estão sem energia elétrica em decorrência das enchentes que afetaram todo o estado;
- O Aeroporto Internacional Salgado Filho está inundado e as operações estão suspensas por tempo indeterminado;
- As estradas que saem de Porto Alegre e chegam ao aeroporto também se encontram afetadas e interditadas;
Os esclarecimentos finais da decisão
Como resultado, a CONMEBOL decidiu adiar o encontro entre Huachipato (CHI) e Grêmio (BRA), pela CONMEBOL Libertadores 2024, inicialmente programado para a próxima quarta, 08 de maio de 2024, e o jogo entre Real Tomayapo (BOL) e Internacional (BRA), pela CONMEBOL Sudamericana 2024, inicialmente marcado para a próxima terça, 07 de maio de 2024. As datas para ambos jogos serão anunciados em breve.
Solidarizamo-nos com todo o Estado do Rio Grande do Sul e expressamos nosso apoio à situação pela qual estão passando.
Reprogramação de jogos da CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sudamericana 🗓️
🔗 https://t.co/llQDi56n5y#AcrediteSempre
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) May 4, 2024
Nesse sentido, Huachipato vs Grêmio estão sem data até o presente momento para a realização da partida. Essa é a segunda partida adiada do Grêmio por contata da tragédia vivida no Estado do RS. O primeiro havia sido o duelo contra o Criciuma, pelo Brasileirão, que ocorreria neste domingo.