O treinador argentino gosta de times com defesas sólidas
Embora ainda não tenha sido anunciado oficialmente, apenas pequenos detalhes separam a assinatura de contrato do treinador Gustavo Quinteros com o Grêmio. Nascido na Argentina, o treinador se naturalizou boliviano, chegando a disputar a Copa do Mundo de 1994 como jogador pela seleção do país andino. Como treinador iniciou sua carreira no Blooming-BOL em 2005. Na sequência, foi comandante na casamata de Bolívar-BOL e Oriente Petroleiro-BOL, tendo conquistado o campeonato nacional em todos os clubes por quais passou.
Entre 2010 e 2012 foi treinador da Seleção Boliviana. Depois, se transferiu para o Emelec-QUE em 2013, o que o catapultou para a Seleção Equatoriana em 2015. Em 2019 Quinteros assumiu o Universidad Católica-CHI. Em 2020 o técnico argentino comandou o Colo Colo-CHI, , também sendo campeão nacional. No entanto, foi em 2020 que começou seu trabalho de maior relevância no Vélez Sarsfield-ARG, que apesar das dificuldades financeiras, alçou o clube como campeão da principal competição nacional do país em 2024.
Assessoria de comunicação do Vélez Sarsfield
Gustavo Quinteros se despede de clube argentino
Responsável por levar o Vélez Sarsfield-ARG ao título do Campeonato Argentino em 2024, o treinador Gustavo Quinteros é considerado pelos torcedores do clube o principal mentor pelo triunfo do time na temporada. Em suas redes sociais, o treinador gravou um vídeo se despedindo dos adeptos da equipe. De acordo com o treinador, não houve acordo com a diretoria.
“Estou muito tranquilo de ter feito um excelente trabalho com meu corpo técnico, os jogadores, estafe, toda gente que trabalha no clube. Chegamos a três finais, fomos campeões argentinos, classificamos para a Libertadores. E creio que fomos uma equipe que jogou a maior parte dos jogos da melhor maneira. Terminamos uma temporada maravilhosa colocando Vélez Sarsfield no lugar que deve estar, no mais alto e sendo campeão. Me dói porque gosto muito do clube, tanto eu como minha família. Espero que não seja um adeus e sim um até logo”, afirmou.
Assessoria de comunicação do Vélez Sarsfield
Quinteros tem o estilo de jogo que o Grêmio gosta
Sem muito investimento na equipe argentina, o treinador Gustavo Quinteros utilizou jovens atletas da base e foi criativo nas contratações. No entanto, foi no esquema tático que o técnico mais conseguiu se sobressair. Com um estilo de jogo com mais atenção ao sistema defensivo, o time Hermano sofreu apenas 16 gols em 27 partidas. Porém, no ataque também não foi ruim colocando a bola na rede em 38 oportunidades. Ou seja, Quinrteros gosta de um time equilibrado.
Prezando pela característica de uma equipe com forte marcação no meio campo, o técnico Gustavo Quinteros gosta de implementar um futebol objetivo, com rápidas transições para o ataque sem muitos toques na bola. Seus times não pressionam a saída de bola do adversário, no entanto, preenchem a meia cancha. Induzindo a equipe rival ao erro de passe, os times do treinador argentino gostam de jogar em um esquema 4-2-3-1 ou um 4-1-3-1. Ou seja, sem a bola o time se defende de maneira robusta, com a bola os jogadores se apresentam para o passe. Diante disso, para o Grêmio que tomou mais de 100 gols em duas temporadas pode ser um diferencial.