O que o Grêmio precisa fazer para fugir definitivamente do Z4 do Brasileirão

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

compartilhe:

Atualizado em: 14 de novembro de 2024 - 21:33

Concluída a 29ª rodada do Campenato Brasileiro, restam apenas nove jogos para a maior parte dos clubes para o fim da competição. Isto é, faltam cerca de 27 pontos para cada clube definir seu destino na principal competição nacional. Dentre elas está o Grêmio. Atualmente o Tricolor Gaúcho encontra-se na 11ª colocação, com 35 pontos. São seis pontos a mais do que a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento do Brasileirão. Portanto, se considerarmos os tradicionais 45 pontos como linha de corte para fugir do rebaixamento, restam 10 para o Grêmio eliminar qualquer possibilidade de queda.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Os desejados 45 pontos

Com isso, a meta dos clubes que estão na parte de baixo da tabela sempre é a busca dos 45 pontos, que virou uma espécie de pontuação que livra qualquer risco de rebaixamento. A matemática dos clubes se baseia neste número. Como dito acima, o time treinado por Renato Portaluppi precisa somar mais 10 pontos dos 27 pontos que terá a disputar. Por isso, vamos analisar jogo a jogo onde estão esses pontos necessários para o Tricolor atingir o “número mágico”.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O caminho do Grêmio

Os nove jogos finais do Tricolor no Campeonato Brasileiro são os seguintes:

  • Internacional (F)
  • Atlético-GO (C)
  • Fluminense (F)
  • Palmeiras (F)
  • Juventude (C)
  • Cruzeiro (F)
  • São Paulo (C)
  • Vitória (F)
  • Corinthians (C)

Sendo assim, o Imortal terá quatro jogos na Arena e cinco jogos fora de casa. Inclusive, dos prócimos quatro jogos do Tricolor na competição, três dela serão na casa dos adversários.

A busca pelos 10 pontos

Com base nos jogos que restam para o Tricolor no Campeonato Brasileiro, o time de Renato Portaluppi precisa garantir pelo menos três vitória e um empate para chegar aos 45 pontos. Isto é, uma missão aparentemente tranquila para o Tricolor. Se levarmos em conta que o Grêmio terá quatro jogos na Arena, poderá buscar esses 10 pontos diante de sua torcida. Vencer Atlético-GO e Juventude é obrigação. São Paulo possivelmente estará brigando por vaga na Libertadores na rodada 36. Enquanto o Corinthians, na última rodada, diante do cenário atual, poderá ser uma decisão, principalemnete para o clube paulista.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Grêmio tem plenas condições de pontuar fora

Além disso, se observarmos os jogos fora de casa, o Grêmio pode muito bem trazer bons resultados para Porto Alegre. Tudo começa pelo clássico Grenal do dia 19. O Tricolor não pode perder esse jogo, especialmente para não afetar a questão animica dos atletas. Os confrontos contra Fluminense e Vitória serão contra times que estão no desespero, o que também pode favorecer o Tricolor.

Sendo assim, podemos concluir que o caminho do Grêmio é aparentemente tranquilo. Basta fazer o dever de casa e o Tricolor estará livre de qualquer possibilidade de queda e poderá ainda garantir facilmente uma vaga na Copa Sul-Americana 2025.

Confira o último episódio do Bom Dia Tricolor no Youtube

Compartilhe: