Os 12 maiores artilheiros estrangeiros da história do Grêmio

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

compartilhe:

Atualizado em: 21 de novembro de 2024 - 19:12

Ao longo de sua história o Grêmio sempre se caracterizou por ser um clube copero e essa é uma marca que orgulha sua torcida. Não é pra menos que dos cânticos mais famosos da torcida do Grêmio são oriundos de nossos hermanos uruguaios e argentinos, adaptados para o português, como: “Queremos a Copa” ou “Dá-lhe oh, o Grêmio é Copero”. E com esses cânticos antes o Olimpico, agora a Arena, sempre tiverem o diferencial que torna o fator local um dos principais ingredientes do fator local gremista.

Além disso, a torcida gremista tem grandes ídolos oriundos do futebol sul-americano. Isso porque boa parte de suas grandes conquistas contaram com pelo menos um gringo como protagonista: Rivarola, Arce, Hugo De Leon, Anchieta, Kannemann, Barrios, dentre muitos outros.

Então, diante dos números recentes apresentados por Luisito Suarez ao longo de sua passagem pelo Grêmio. E levando-se em conta o alto número de participações em gols do meia Cristaldo, um dos principais nomes do plantel na atualidade. Nesse sentido, o Rede Tricolor resolveu resgatar um pouco dessa história e trazer a lista dos 12 maiores artilheiros estrangeiros com a camisa do Grêmio.

12º) Franco Cristaldo – 20 Gols

Abrindo o top-10 de maiores artilheiros estrangeiros do Grêmio, está um atleta que chegou ao clube no início de 2023. E como tem contrato longo com o Tricolor, caso mantenha suas performances recentes, tem tudo pra avançar bastante nesse ranking.

Natural de Buenos Aires, Argentina, Franco Cristaldo começou sua carreira nas categorias de base do Boca Juniors. Como profissional, estreou com a camisa xeneize em 2014, mas não foi muito aproveitado no gigante argentino. Assim, rodou por alguns clubes antes de chegar ao Grêmio, como: Elche, Rayo Vallecano, Defensa y Justicia, San Martín, Central Córdoba e Huracán.

Contudo, passados 18 meses de sua chegada ao Grêmio, Cristaldo vêm mostrando constante evolução e hoje é peça chave da equipe comandada por Renato Portaluppi. O camisa 10 Tricolor já marcou um total de 19 gols pelo clube até hoje.

11º) Edixon Perea – 20 gols

Natural de Cali, na Colômbia, Perea chegou ao Grêmio no final de 2007. O atacante foi comprado pelo Tricolor por U$ 1,3 milhão junto ao Bordeaux/FRA e passou a integrar o elenco em janeiro de 2008. A formação do colombiano ocorreu no Atlético Huila.

Nesse sentido, o colombiano chegou arrebentando no Grêmio. Perea foi eleito um dos craques do Campeonato Gaúcho de 2008, integrando a seleção da competição. Além disso, o colombiano foi um dos grandes destaques do Tricolor no Brasileirão daquele ano, quando o Grêmio terminou a competição com o vice-campeonato.

Na temporada seguinte o atleta sofreu uma cirurgia no joelho esquerdo ainda na pré-temporada, o que atrasou sua trajetória no clube. Entretanto, o colombiano deixou sua marca no Tricolor Gaúcho. Ao todo, marcou 20 gols com a camisa do Grêmio em 60 jogos disputados, com uma média de gols de 0,33 por partida. No início da temporada 2010, acabou negociado com o Las Palmas, da Espanha.

10º) Germán Herrera – 20 gols

Antes de mais nada, Germán Gustavo Herrera começou sua carreira profissional no Rosário Central, da Argentina, no ano de 2002. Em 2004 foi contratado pelo San Lorenzo, onde conseguiu bom destaque e com isso despertou interesse do Grêmio. O argentino chegou ao Tricolor por empréstimo na temporada de 2006.

No Tricolor Gaúcho, Herrera viveu uma boa fase, tendo marcado 13 gols na sua primeira temporada pelo clube. O atleta conquistou o Campeonato Gaúcho daquele ano. Portanto, ajudou o Grêmio a chegar na 3ª colocação do Campeonato Brasileiro.

Nesse sentido, Herrera manteve boa performance na temporada de 2007, ano que acabou se transferindo para o Real Sociedad, da Espanha. Porém, a passagem foi curta, o atacante não se adaptou bem ao futebol espanhol e com isso retornou ao futebol argentino no mesmo ano.

Contudo, Herrera retornaria ao Grêmio dois anos depois, em 2009. Não foi muito aproveitado na temporada e acabou transferindo-se para o Botafogo. Ao total, foram 20 gols marcados com a camisa do Grêmio em 84 jogos, com uma média de 0,24 gols por partida.

9º) Mohrdieck – 24 gols

Gustav Johannes Friederich Mohrdieck nasceu em Hamburgo, em 1889. Sua carreira profissional teve início aos 20 anos de idade quando conheceu um colega que retornara para a Alemanha depois um período em Porto Alegre. Assim, foi convidado por ele a trabalhar na capital dos gaúchos por um período de três anos na FG Bier & Cia, posteriormente Bier & Ullmann, com sede na Rua Voluntários da Pátria.

No ano de 1911, Mohrdieck foi levado por seu conterrâneo Bruno Schuback ao Grêmio. Ambos tinham experiência com o futebol, tendo Mohrdieck atuado no Victoria, enqunato Bruno Schuback havia atuado pelo Germania, ainda quando estavam em Hamburgo. Juntos, acabaram formando uma grande dupla de zaga no Grêmio. Ambos desenvolveram uma amizade muito importante, encerrada com o falecimento de Schuback.

Com sua experiência, em especial na questão técnica, Mohrdieck contribuiu muito para o aperfeiçoamento do futebol gremista. Atuava em praticamente todas as partidas, tendo apenas se afastado ao longo da temporada de 1918, por motivo de saúde. Conquistou seis vezes o campeonato citadino pelo Grêmio. Participou de partidas históricas, como as contra a selação uruguaia, em 1912. Por conta de sua linda história no clube, foi um dos primeiros atletas a receber a honraria de atleta laureado do Grêmio.

Mohrdieck permaneceu ligado ao Grêmio ao longo de toda a sua vida, tendo sido membro do conselho deliberativo e do conselho fiscal do clube. Ao longo de sua carreira com atleta do Imortal, o jogador alemão marcou um total de 24 gols em 90 jogos, tendo uma média de 0,27 gols por jogo.

8º) Marcelo Moreno – 24 gols

Marcelo Martins Moreno nasceu em Santa Cruz de la Sierra. O centroavante é um dos maiores ídolos da história da seleção boliviana. Formado nas categorias de base do Oriente Petrolero, Moreno assinou com o Tricolor em dezembro de 2011. Os valores estipulados chegaram na casa dos seis milhões de euros e um contrato de quatro anos.

Assim, o boliviano não decepcionou e foi uma das grandes referências do time no Braileirão de 2012. Além disso, Moreno ficou marcado por ter sido autor do gol que definiu a vitória do Grêmio sobre o Hamburgo, por 2 x 1, na inauguração da Arena do Grêmio. Sua bela tamporada no Tricolor Gaúcho o tornaria um dos atletas mais queridos pelo torcedor gremista naquele ano.

Entretanto, na temporada 2013, o boliviano perdeu espaço no clube com a chegada de Hernán Barcos. Moreno chegou a aparecer em jogos, mas era considerado um atleta bastante caro na época e acabou sendo negociado por empréstimo com o Flamengo. Ao todo em sua passagem pelo Tricolor o centroavante boliviano marcou um total de 24 gols em 67 jogos, tendo uma média de gols por jogo de 0,36.

7º) Atílio Ancheta – 26 gols

Atílio Genaro Ancheta Weiguel, nascido na cidade de Florida, Uruguai, iniciou sua carreira no Nacional de Montevideo, onde conquistou três títulos nacionais, Taça Libertadores e o Mundial Interclubes de 1971. Após isso, transferiu-se para o Grêmio onde viria a se tornar um dos maiores ídolos da história do clube.

Ancheta vestiu a camisa do Tricolor de 1971 até 1979, conquistando duas vezes o campeonato gaúcho, em 1977 e 1979. Além disso, foi o primeiro jogador em atividade no futebol gaúcho a conquistar a Bola de Ouro. Apesar de zagueiro, Atílio Ancheta marcou um total de 26 gols pelo Grêmio com a incrível marca de 428 jogos, totalizando uma média de 0,06 gols por partida. O uruguaio está eternizado na calçada da fama do clube.

Por fim, teve curta passagem pelo Millionarios, da Colômbia. Em 1981 retornou ao Nacional onde decidiu encerrar a carreira. Até hoje Ancheta mantém uma forte relação com o clube, aparecendo com certa frequência em programas esportivos e em jogos do Imortal Tricolor.

6º) Carlos Zunino – 29 gols

Antes de tudo, foi na década de cinquenta que Carlos José Zunino se consagrou com a camisa do Grêmio. Natural de Montevidéu, Uruguai, Zunino jogou no Tricolor nos anos de 1954 e 1955. Formado nas categorias de base do Racing do Uruguai onde obteve destaque, despertou interesse do Cucuta, da Colômbia, para onde acabou se transferindo. No ano de 1953 defendeu o Nacional, do Uruguai, quando ao final da temporada transferiu-se para o Grêmio.

Ao longo dos dois anos que jogou pelo Imortal Tricolor, o uruguaio balançou as redes 29 vezes em 63 jogos, com uma média de 0,46 gols por jogo. Assim, Zunino está marcado na história do Grêmio como um dos maiores artilheiros estrangeiros que já vestiram o manto tricolor.

5º) Luis Suarez – 29 gols

Antes de tudo, um dos maiores centroavantes da história do futebol mundial foi anunciado oficialmente como reforço do Grêmio no dia 31 de dezembro de 2022. Estamos falando de Luis Alberto Suárez. Natural de Salto, Uruguai, Luisito iniciou sua carreira no Nacional de Montevidéu. De lá passou por Groningen, Ajax, Liverpool, Barcelona, Atlético de Madrid, Nacional, até chegar ao Grêmio.

O centroavante desembarcou no aeroporto Salgado Filho recepcionado por milhares de torcedores. El Pistolero não decepcionou e logo na estreia, em janeiro de 2023, contra o São Luiz, fez um hat-trick, na vitória de 4×1 e sagrou-se campeão da Recopa Gaúcha. Era apenas o início de uma temporada inesquecível para o torcedor gremista. Na sequência, Luisito sagrou-se hexacampeão do Gauchão e coroou sua participação na competição sendo eleito um dos craques da competição.

Nesse sentido, Suarez emplacou de vez no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Em duelo contra o então líder Botafogo pelo Brasileirão Suárez voltou a marcar três gols na vitória do Grêmio por 4 a 3 no São Januário. Ao todo, no Campeonato Brasileiro, Suárez marcou 17 gols e deu 11 assistências, somando 28 participações em gols em 33 jogos. O uruguaio ajudou o Grêmio a terminar a competição com o vice-campeonato nacional.

Além disso, recebeu diversos prêmios, como: Bola de Ouro, da ESPN, o Troféu Mesa Redonda, TV Gazeta e recebeu o prêmio de craque do Campeonato Brasileiro pela CBF.

Luisito marcou 29 gols e deu 17 assistências em 54 jogos, com uma média de 0,54 gols por partida. Ao final da temporada de 2023, Suaréz deixou o Grêmio. O centroavante transferiu-se para o Inter Miami, onde ainda joga ao lado do amigo Lionel Messi.

4º) Alfredo Obberti – 35 gols

Natural de Buenos Aires, Argentina, Alfredo Domingo Obberti atuou no Grêmio entre 1972 e 1974. Assim, sua carreira profissional teve início na década de 1960, quando jogou pelo Huracán, onde começou sua trajetória de artilharia. Em 1970, já no Newell’s Olds Boys, retornou a ser o artilheiro em seu país com dez gols, sendo então vendido ao Grêmio.

No Tricolor Gaúcho fez 103 jogos marcando um total de 35 gols, com uma média de 0,34 gols por jogo. Em 1974, voltou ao Newell’s Olds Boys, quando o clube conquistou o seu primeiro título profissional na história.

Assim, Obberti é lembrado até hoje como um dos grandes nomes da história do clube. O argentino veio a falecer em julho de 2021, aos 75 anos.

3º) Artigas Perez – 37 gols

Nascido em 13 de setembro de 1911, na cidade de Tacuarembó, Uruguai, Amado Artigas Perez Aguirre, vestiu a camisa do Grêmio dos anos de 1930 a 1935. O atacante foi contratado junto ao Americano de Porto Alegre, que posteriormente passou a se chamar Divertido FBC. Assim, Artigas fez 51 jogos pelo Grêmio tendo marcado 38 gols, uma média de 0,75 gols por jogo.

Posteriormente Artigas se transferiu para o Cruzeiro de Porto Alegre onde permaneceu até o final de sua vida. Com isso, Artigas veio a falecer precocemente aos 31 anos de idade.

Nesse sentido, o uruguaio está eternizado na história do Grêmio como um dos maiores artilheiros estrangeiros do clube. Pelo Tricolor, conquistou quatro citadinos de dois campeonatos gaúchos.

2º) Ramón Castro – 38 gols

Natural de San José de Mayo, Uruguai, Ramón Humberto Castro, atuou com a camisa do Grêmio nos anos de 1944 e 1945. Ramón Castro foi contratado pelo Grêmio junto ao Montevideo Wanderers.

Artilheiro nato, o atacante vestiu a camisa da seleção uruguaia num total de 11 jogos, tendo marcado um cinco gols. Pelo Tricolor, Ramón Castro fez sua estria contra o Nacional AC de Porto Alegre, no dia 9 de julho de 1944, onde marcou seu primeiro gol com a camisa do Grêmio. Ao todo, Ramón Castro marcou um total de 38 gols em 32 jogos, com uma impressionante média de 1,19 gols por partida. O uruguaio é o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do Grêmio.

Por fim, após deixar o Grêmio o atacante transferiu-se para o Defensor de Montevidéu.

1º) Hernán Barcos – 45 gols

Por fim, encabeçando a lista de maiores artilheiros estrangeiros da história do Grêmio está o argentino Hernán Barcos. Natural de Bell Ville, Argentina, o centroavante passou por diversos clubes antes de chegar ao Imortal. São eles: Racing (ARG), Guarani (PAR), Olmedo (EQU), Estrela Vermelha (SER), Huracán (ARG), Shanghai Shenhua (CHI), Shenzhen (CHI), LDU (EQU) e Palmeiras.

Em fevereiro de 2013, Barcos se transferiu do Palmeiras para o Grêmio. Entretanto, seu primeiro ano não foi dos melhores, Barcos anotou apenas 14 gols em 57 jogos pelo Tricolor. Um baixo número de gols considerando-se a imensa expectativa que se tinha, principalmente por sua ótima passagem pelo Palmeiras.

Por outro lado, no ano seguinte, o Pirata foi artilheiro isolado do campeonato Gaúcho, com 13 gols. Na Libertadores foram dois gols, ajudando o Tricolor a fazer a segunda melhor campanha entre os 16 classificados para as oitavas-de-final. Já no Brasileirão, Barcos anotou 14 gols, sendo o vice artilheiro da competição. Ao fim da temporada, Barcos anotou 29 gols o que comprovou sua nova fase com a camisa tricolor.

Com isso, Hernán Barcos tornou-se o maior artilheiro estrangeiro do clube marcando um total 45 gols em 116 jogos, com uma média de 0,39 gols com a camisa do Imortal. O Pirata está eternizado na história do Grêmio com uma marca difícil de ser superada.

Atualmente, com 40 anos de idade, Barcos segue em atividade atuando pelo Alianza de Lima.

Compartilhe: