O Grêmio precisa de bons resultados no brasileirão para não entrar no Z4
A média de pontos necessária para não ser rebaixada girou em torno de 45 pontos nos últimos Campeonatos Brasileiros. No entanto, devido ao grande número de clubes brigando para não entrar na zona da degola atinge quase metade dos times que disputam a competição em 2024. Portanto, a parte de baixo da tabela de classificação aponta uma briga acirrada para saber quem vai estar na Série A da próxima temporada.
Com 38 pontos e ocupando a 11° posição, o Grêmio ainda corre riscos de entrar no Z4, caso não consiga bons resultados nas partidas que tem pela frente. Embora tenha um número maior de vitórias que outros concorrentes, que é critério de desempate, o tricolor gaúcho precisa estar com os olhos grudados na tabela de classificação. Diante das circunstâncias, a pontuação que garante o time gremista nesse momento na primeira divisão é de 48 pontos, de acordo com o departamento de matemática da UFMG.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
A pontuação alterna de rodada para rodada
Mesmo que a pontuação hoje seja de 48 pontos para não ser rebaixado, até o final do brasileirão dificilmente vai se manter alta como agora. Faltando sete rodadas para o término da competição e com 21 pontos em disputa, muita coisa pode acontecer, sobretudo pelos confrontos diretos dos clubes que visam permanecer na elite do futebol brasileiro. Porém, com as partidas complicadas que o Grêmio tem pela frente contra Fluminense e Palmeiras, os torcedores gremistas precisam estar com a calculadora na mão a cada partida.
Segundo UFMG, o Grêmio tem apenas 5,4% de chances de cair para a segunda divisão ano que vem. Embora as chances de rebaixamento sejam reduzidas, é imprescindível que o clube consiga conquistar vitórias nas próximas rodadas.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Os clubes com maiores probabilidades de rebaixamento:
Atlético-GO: 99,96%
Cuiabá: 97%
Juventude: 44%
Bragantino: 39,2%
Vitória: 28,8%
Athletico-PR: 28,3
Corinthians: 25,2%
Criciúma: 16,2%
Fluminense: 15,4%