Apesar do alívio após a vitória contra o Fluminense, o treinador gremista ressaltou a importância na mudança tático para o confronto contra os cariocas
Voltando a jogar ao lado de seu torcedor, o Grêmio venceu o Fluminense por 1 a 0, em Caxias do Sul. Embora tenha sido uma partida muito disputada, o tricolor gaúcho não conquistava os três pontos desde o jogo contra o Cuiabá, dia 20 de abril. Com o resultado positivo, além de melhorar a questão anímica entre os jogadores, o time comandado por Renato Porteluppi subiu para a 17° posição na tabela de classificação do Brasileirão.
Apesar do alívio após a vitória contra o Fluminense, o técnico Renato Portaluppi ressaltou a importância na mudança tático para a partida. De acordo com o treinador gremista, a sua equipe fechou os espaços no meio campo, não permitindo a troca de passes dos jogadores do Fluminense. Entretanto, o comandante da casamata d tricolor gaúcho enfatizou que o time precisa manter essa mesma pegada para o jogo da próxima quinta-feira, contra o Palmeiras.
“O mais importante de tudo hoje foi a vitória. Montei um esquema diferente com o Edenilson e sem nenhum homem de área. Gostei da maneira que eles jogaram, dificultamos a marcação do rival. Foi importante a entrega do grupo por essa vitória. Sabíamos que o Fluminense não passa por boa fase e que iriam vender caro o resultado. Agora é dar sequência e quinta tem mais contra o Palmeiras”, afirmou o treinador gremista.
Renato lembra que o Grêmio estava longe de casa há muito tempo
Diante de uma sequência ruim de sete partidas em vitória, o Grêmio finalmente voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Longe de Porto Alegre desde as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o tricolor gaúcho ficou um mês distante do seu torcedor. Na entrevista coletiva depois de derrotar o Fluminense, o técnico Renato Portaluppi se disse aliviado em atuar com o apoio dos adeptos gremistas.
“É uma desvantagem muito grande não jogar no seu estado com a sua torcida, ainda mais no Brasileirão. O torcedor veio e apoiou. É importante estar ao lado deles. Agora temos o Palmeiras e o Juventude. É importante ter eles. Todos jogam em casa e fora. Hoje a torcida acolheu e o time foi outro. Buscamos os três pontos e foi importantíssimo jogar em casa, mesmo não sendo na Arena”, disse o treinador.
Renato elogia volante do Grêmio
Um dos responsáveis pela solidez no meio campo do Grêmio, o volante Dodi recebeu elogios do técnico Renato Portaluppi. Embora não seja um primor técnico, o jogador contratado no início da temporada encaixou como uma luva no meio campo gremista. Segundo o treinador do tricolor gaúcho, o meio campista trouxe equilíbrio ao setor devido a sua movimentação e forte poder de marcação.
“O Dodi vem se destacando nos últimos jogos, jogando bem. Infelizmente, tomou o terceiro amarelo. Uma hora aconteceria a suspensão. Ao mesmo tempo é bom para ele descansar, já que vem jogando todos os jogos. Quem entrar vai procurar fazer a mesma coisa. Todos sabem da responsabilidade, por isso temos muitos jogadores nesse setor”, celebrou o técnico.
Renato despista sobre reforços para o Grêmio
Questionado sobre os nomes especulados pelo Grêmio durante a semana, o técnico Renato Portaluppi desviou em falar sobre as negociações. De acordo com o treinador gremista, os dirigentes do tricolor gaúcho estão atentos ao mercado para buscar reforços.
“A janela está aí e eu tenho conversado bastante com a diretoria. Trocamos ideias. Precisamos trazer reforços e vamos trazer. Todo dia a gente escuta um nome aqui, outro ali, mas da nossa boca não sai nada. Os nomes que saem é por conta da imprensa. Eu só falo do jogador quando ele vem e assina contrato. O Gabigol é algo distante da gente pelo salário que ganha e pelas condições financeiras. Na hora certa vocês saberão os jogadores que vão vir. Mas o torcedor pode ficar tranquilo, pois estamos nos mexendo“, afirmou.