Seleção Brasileira terá ex-gremista entre os titulares em partida pelas Eliminatórias
Com a Seleção Brasileira enfrentando enormes dificuldades nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o técnico Dorival Júnior vêm implementando uma reformulação na equipe. Entre as novidades, o lateral-Direito Vanderson surgiu como umas das caras novas com a camisa canarinho. Com Danilo, suspenso, o treinador da equipe Pentacampeão do Mundo irá utilizar o ex-gremista na posição. Com características mais ofensivas, o atleta de 23 anos é considerado o jogador ideal ser o novo titular na lateral.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Atualmente no Mônaco-FRA, Vanderson é um dos principais expoentes técnicos do time do velho continente. Líder do Campeonato Francês, les monégasques, apelido do time, faz umas de suas melhores temporadas em vários anos disputando a competição. Com o lateral brasileiro sendo um dos destaques do time, a equipe francesa almeja, no mínimo, conquistar a vaga para a Champions League. Diante do bom momento que vive em seu clube, Vanderson receberá sua primeira oportunidade na seleção na partida contra o Peru.
Do Grêmio para a Seleção Brasileira
Revelado pelas categorias de base do Grêmio em 2021, o lateral-direito Vanderson surgiu como umas das grandes esperanças do clube naquela temporada. Embora o tricolor gaúcho tenha tido um de seus piores anos de sua história no Campeonato Brasileiro e tenha sido rebaixado para a série B, o jogador de 20 anos subiu ao time principal e foi um dos destaques da equipe na época. Precisando de dinheiro para cobrir os custos de contratações que não deram resposta e despertando interesse de clubes europeus, o tricolor gaúcho vendeu o jogador ao Mônaco-FRA por 11 milhões de euros (R$ 69,7 milhões na cotação da época) em 2022.
No entanto, o Grêmio estipulou cláusulas para uma eventual negociação do lateral pelo clube francês. Para se resguardar, o tricolor gaúcho colocou como ressalva no contrato em receber 10% dos lucros em uma possível venda de Vanderson para outro time. Ou seja, caso o Mônaco-FRA negocie o atleta, o time gremista irá receber uma parte dos valores. Com isso, diante da iminente titularidade do lateral na Seleção Brasileira, o valor de mercado do jogador certamente irá aumentar.