O ex-jogador Rafael Sóbis disse que Renato perdeu a mão no vestiário gremista
O ano de 2025 é um absoluto desastre para o que se imaginava para o Grêmio. Embora tenha conquistado o 7° título consecutivo do Campeonato Gaúcho, o time comandando por Renato Portaluppi fracassou de maneira frustrante nas principais competições que disputou nessa temporada. Eliminado pelo Fluminense, na Libertadores, e Corinthians, na Copa do Brasil, a equipe gremista viu as taças mais importantes escapar pelos dedos. A campanha ruim no brasileirão coloca um tempo ainda mais amargo para o torcedor do clube.
Faltando apenas cinco rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o tricolor gaúcho ainda se vê na encruzilhada da luta contra o rebaixamento. Mesmo com uma folha salarial milionária de R$ 16 milhões por mês, o desempenho do Grêmio é pífio. Com atuações contestadas, o técnico Renato Portaluppi tem concedido declarações polêmicas nas entrevistas coletivas. Com experiência em passagens por vários clubes no Brasil, o ex-jogador Rafael Sóbis especulou sobre qual o impacto desse discurso no vestiário.
“Pode ter certeza que tem jogadores que não devem estar aguentando o Renato. Sério mesmo. Pelas falas. E quando fala que não tem um time de tantos milhões, isso é ruim para quem escuta. Claro que tem um contexto, mas como tem coletiva toda hora, uma hora tu vai falar errado. E isso de sempre bater na imprensa, chega uma hora que ele não tem mais como bater na imprensa e aí diz que não tem fulano, ciclano, no elenco, mas três dias depois está com os jogadores de novo”, comentou.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Jogadores não estão blindados pela comissão técnica
Outrora um dos melhores treinadores gestores de vestiário, o técnico Renato Portaluppi parece ter perdido a mão. Mesmo que não seja um elenco dos sonhos, as campanhas do Grêmio não condizem com os gastos com o futebol. Em seu canal no Youtube, 4D Esportes, Rafael Sóbis a falta de convicção do treinador gremista é explícito.
“Os jogadores conversam entre eles e o Renato sabe, ele foi jogador. Eu acho que foi aí que ele se perdeu um pouco. De trocar o time no melhor momento no começo do segundo turno e agora nas entrevistas. Tu tem que proteger o teu time, por pior que seja. Tu não pode reclamar assim, o jogador não gosta. Aí o cara já não corre muito. Isso aconteceu mil vezes na minha carreira”, argumentou.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Ex-jogador propõe descanso para Renato
Diante de um ano ruim, o técnico Renato Portaluppi tem sido muito cobrado pela imprensa e torcedores pelo futebol pouco atrativo do Grêmio. O ex-atacante Rafael Sóbis, que fez carreira no maior rival do tricolor gaúcho, diz que Renato deveria descansar e curtir a família.
“Vai ser melhor para o Grêmio, vai ser bom para o Renato. Deixar ele descansar. Ele não aguenta mais. O trabalho dele no Grêmio não é só ser treinador. Tem que deixar ele ir. A parada é de agradecimento. Tem que bater em uma tecla diferente. Eu, se sou o Renato, deixo o Grêmio na primeira divisão, saio e vou aproveitar a vida. Ele viveu a vida toda em hotel e a vida está passando”, presumiu.