Grêmio pensa em voltar para casa.
Links rápidos
Direção do Grêmio cogita estádio do São José
Sem poder jogar na Arena do Grêmio, ainda em manutenção devido as enchentes de maio, o estádio Centenário em Caxias do Sul tem sido a casa do Grêmio no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Com a previsão de retorno aos jogos na Arena Porto-Alegrense estendida para o mês de outubro. E com o clube na zona de rebaixamento, sofrendo fortes críticas ao gramado do estádio Centenário em Caxias do Sul, a direção começou a estudar mudança de casa para o Tricolor.
Direção estuda possibilidades em Porto Alegre e região Metropolitana
A direção gremista cogita negociar com o São José, a utilização do estádio Francisco Novelletto com capacidade para cerca de 10 mil torcedores, realizando uma troca do gramado sintético. Também há possibilidade da utilização do estádio da Ulbra em Canoas (19km) também com a capacidade para 10 mil pessoas, ou até mesmo o estádio do Vale em Novo Hamburgo (45km), que possui lotação máxima para até 5 mil torcedores.
Libertadores e Copa do Brasil, Grêmio teria que buscar outra alternativa
Os três estádios gaúchos citados acima, para a Libertadores estaria vetados pela capacidade mínima exigida pela Conmebol para as oitavas-de-finais, que é de 20 mil torcedores. Já para a Copa do Brasil, a CBF exige, estádios com capacidade mínima de 10 mil torcedores para os jogos. Assim, o que clube até poderia realizar o jogo no Francisco Novelletto ou em Canoas na Ulbra. Entretanto, estaria abrindo mão de público e renda, que um confronto eliminatório iria gerar contra o Corinthians.
Para jogo da Copa do Brasil dois locais são cogitados
Além da possibilidade de voltar a Curitiba, para jogar no Couto Pereira, há também a opção de atuar na Arena Condá, em Chapecó. No entanto, a diretoria do Imortal ainda não consultou Coritiba e Chapecoense para verificar a disponibilidade. Ambos os clubes se enfrentam no dia 27 de julho, pela Série B, no Paraná.
Em 2004, ano do segundo rebaixamento clube chegou a jogar partidas em Erechim e Pelotas
No Brasileirão 2004, ano em que clube sofreu o segundo rebaixamento, durante o campeonato o tricolor sofreu uma punição de perda do manda de campo e o clube mandou duas partidas no Bento Freitas, em Pelotas e duas no Colosso da Lagoa, em Erechim.
Como foi o desempenho do Grêmio em 2004 longe de Porto Alegre?
Em quatro jogos jogando longe do Estádio Olímpico, o time ganhou uma vez, perdeu duas e empatou uma. O desempenho foi semelhante ao da equipe em toda a competição, que culminou com a lanterna. Veja como foram os jogos:
2×3 Palmeiras – Bento Freitas;
6×1 Ponte Preta – Bento Freitas;
3×3 Athletico-PR – Colosso da Lagoa;
0x1 Atlético Mineiro – Colosso da Lagoa.